20 de M11, 2019
Bárbara Araújo
Vimaranense de 24 anos. Começou a praticar exercício aos 18 anos, hoje considera que o treino é o seu “vício bom”.
Natural de
Guimarães
Idade
24
Altura
1,60 m
Peso
58 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Com 18 anos comecei a frequentar o ginásio sem qualquer tipo de ambição ou objetivo... Com o passar do tempo fui adquirindo a paixão pelo desporto e, em pouco tempo, dei por mim a querer sempre mais e mais. Contudo, a comparação com as "musas do fitness" era inevitável e deixava-me deprimida, até que tomei consciência que não tenho de ser igual a ninguém, basta ser a melhor versão de mim mesma! Já não passo sem treinar, é o meu vício, um vício muito bom.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Um dos motivos principais que me levou a começar a treinar foi pela parte estética, ver o modelo do meu corpo a moldar como o idealizava. Hoje em dia tenho uma visão muito diferente… Treino porque faz-me sentir bem, pela questão da saude e porque me ajuda a libertar do stress. Fatores que atualmente têm um peso considerável e que antes não tinham. Agora tento equilibrar o físico com o psicológico, o que nem sempre é fácil. Tento não ficar tão frustrada, nem ser tão crítica comigo mesma. Já alcancei tanto que tenho mais é de me orgulhar. Os meus colegas de treino também têm um papel fundamental no meu crescimento, são uma grande fonte de inspiração e aprendizagem para mim. Acho que um dos segredos é estar rodeada de pessoas que me motivem a ser melhor todos dias.
Como é um dia típico para ti?
O meu dia começa por volta das 7h com o mesmo de sempre: aveia e ovos 🤤 Treino ao final do dia, depois do trabalho, por volta das 18h. Às 21h chego a casa, janto e preparo algumas refeições para o dia seguinte para não falhar nada 👌 O pouco de tempo que sobra aproveito-o para ver séries ou filmes. Antes de ir dormir como sempre ovos mexidos.
Como é o teu estilo de treino semanal?
Só pratico musculação. O meu treino varia conforme o grupo muscular e demora, em média, entre 1h e 1h20min.
  • Segunda-feira: Glúteos
  • Terça-feira: Tronco
  • Quarta-feira: Descanso
  • Quinta-feira: Perna
  • Sexta: ABS, Tríceps, Gémeo
  • Sábado: Glúteo
  • Domingo: Descanso
Os exercícios são alterados consoante a resposta do meu corpo. Em média o meu treino tem 24 séries. As repetições variam muito, conforme o grupo muscular.
Quais são os teus hábitos alimentares?
Sou apaixonada pela pratica desportiva e sei que a alimentação é a minha maior aliada. Por isso alimento-me da melhor forma possível, seguindo à risca todo o plano nutricional preparado pelo meu treinador Ricardo (@ricardoferreirafitness).

As minhas refeições são ingeridas em horários distintos, e são compostas por hidratos de carbono, proteínas e, por vezes, gordura. Tento alimentar-me o mais natural possível, embora recorra a suplementos alimentares para me facilitarem no meu dia-a-dia.

Apenas faço uma refeição livre por semana e, por vezes, não tenho necessidade de a introduzir no meu plano, mas por uma questão de estratégia alimentar, o meu coach afirma ser necessário para manter o meu organismo com o metabolismo alto. Bebo cerca de 4 litros de água por dia. Uso cafeína como pré-treino e o meu pós-treino é solido.
Que influência tem o treino na tua vida?
Hoje sou uma pessoa mais ativa, mais disciplinada, mais determinada. Com o treino aprendi a gostar de mim e a ter auto estima. Encontrei o que realmente me faz feliz ❤️ Percebi que não se trata só de queimar calorias ou construir músculos, tornou-se na minha terapia 🙏 Treinar para mim deixou de ser um projeto de verão e passou a ser um projeto de vida.
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Teria implementado este estilo de vida há mais tempo, sem dúvida!
Algum conselho para quem esteja a começar?
O início é muito difícil. Mudar está longe de ser fácil, mas quando começas a notar os resultados nada te fará parar. Não queiras nada “para ontem”, tem noção que é preciso tempo e sê sempre consistente!!
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Glúteo 🍑
Desporto/Modalidade
Musculação
Exercício
Agachamento
Snack saudável
Panquecas
Suplemento
Whey
Cheat Meal
Pizzas da Pizza Hut 🍕
Alguma coisa que queiras promover?
Podem me acompanhar no insta (@tina_araujo_) onde partilho alguns dos meus treinos, alimentação e o meu dia a dia.
Partilha esta entrevista
Mais entrevistas 👇
9 de M07, 19
Marcelo Gomes
Faz desporto desde sempre. Começou em bebé na natação, modalidade que praticou até aos 14 anos, quando iniciou a musculação. Aos 19 anos é Personal Trainer no seu próprio estúdio.
29 de M01, 19
Tânia Duque
Advogada, tradutora e fã de artes marciais. Desportista desde pequena. Sofreu de anorexia nervosa e hoje é um exemplo de força de vontade e superação.
18 de M06, 19
Beatriz Lobo
Começou a praticar exercício aos 3 anos e já fez modalidades como ballet clássico, dança contemporânea e hip-hop! Também jogou Rugby em 2 equipas. Com 27 anos é PT na Foz.
Recebe em primeiro lugar entrevistas como esta com Mariana Passos.
Recebe em primeiro lugar as novas entrevistas e novidades.
Inscreve-me