12 de M12, 2018
Beatriz Santos
Desportista desde pequenina. Modelo freelancer e estudante do curso de Gestão de Empresas na Universidade de Lisboa. Ambiciona um dia lançar a sua própria marca de roupa.
Natural de
Lisboa
Idade
19
Altura
1,74 m
Peso
57 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Desde pequena que a minha mãe me incentivou a praticar exercício físico, aos três anos de idade já tinha algumas aulas de Natação e Balé e pratiquei estas duas modalidades pelo menos uma vez por semana cada. Aos 15, pratiquei yoga, porém não é algo que tenha gostado muito, e desisti passado um ano. Mas foi aos 16 anos que comecei a treinar e acabei por deixar estas duas modalidades, o Balé aos 13 e a Natação aos 15.

Desde então que só faço ginásio, nunca fui muito magra mas também não tenho tendência para engordar muito. Aos 15 anos tinha uma grande admiração (e ainda tenho) pelas modelos da Victoria’s Secret, andava sempre a ver os treinos delas ”train like an angel” e era completamente obcecada por isso. O meu desejo era ser magra e super definida como elas, então decidi inscrever-me no ginásio. Ao início como tinha aquela fantasia toda na cabeça acabava por não fazer um treino adequado à minha forma física no momento, até que passados uns 6 meses, comecei a ter treinos acompanhada por um personal trainer e foi ai que comecei a ganhar um tremendo gosto por treinar.

Porém, só aos 18 anos é que comecei a ter um cuidado mais especial com o meu corpo, até lá nunca liguei muito ao que comia e notei que esse era talvez o maior problema, uma vez que não estava a conseguir chegar aos meus objetivos físicos. Com uma melhoria nos meus hábitos alimentares consegui, perder 8% de massa gorda e aumentar 10% de massa muscular, e desde então que adoro treinar e já nem consigo passar sem a minha hora diária de treino.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Apesar de ter começado a treinar para atingir um determinado objetivo físico, hoje já não o faço só por isso. O principal motivo por treinar atualmente é sem dúvida, o facto de como me sinto psicologicamente depois dos treinos, para mim treinar não é só atingir os objetivos físicos desejados… é também atingir os psicológicos. Desde que treino sinto-me uma pessoa mais calma, paciente e concentrada e isso reflete-se no meu dia-a-dia, em qualquer outra atividade.

Além disso, ainda sou nova, (e isto serve mais de conselho às pessoas que têm a minha idade), porém penso que se começarmos cada vez mais cedo a cuidar de nós próprios e do nosso corpo, mais tarde teremos o físico que pretendemos, e isto ajuda-nos com o passar do tempo a sentirmo-nos novos, e cheios de energia, pelo menos é esta a maneira como eu penso e o que procuro, para conseguir chegar aos trinta anos a sentir que tenho vinte e pouco.

Eu adoro comer, e como já tinha referido eu comecei a treinar e durante o primeiro ano, até mesmo com personal trainer, não via os resultados que queria… o valor da massa gorda raramente descia e o da massa muscular mal subia, e foi então que comecei a ter cuidados com o que comia, óbvio que nunca fui muito extremista, apenas cortei em coisas que não devia comer regularmente. E com o mesmo acompanhamento no ginásio, e com os mesmos planos de treino que o meu professor me incutiu consegui chegar aos tão desejados objetivos, com o tempo consegui aperfeiçoar os exercícios que fazia, alguns mal conseguia repetir, agora repito com bastante facilidade. Este último ano que passou, sinto que evoluí imenso mesmo, e agora o meu principal objetivo é manter.
Como é um dia típico para ti?
O meu dia começa sempre por volta das 9h30/10h da manhã, gosto de me levantar, tomar logo o pequeno-almoço e de seguida ir treinar.

Treino sempre pelo menos entre 60 a 80 minutos por dia, quando não tenho aulas costumo treinar um pouco mais. Eu estou a tirar uma licenciatura em Gestão, cujas minhas aulas são sempre à tarde, então aproveito e treino sempre de manhã, porém quando tenho algum momento de avaliação eu gosto sempre de estudar até ao limite do tempo, e acabo por aproveitar as manhãs para rever alguma matéria, nestes dias costumo ir ao ginásio à noite por volta das (20h/20h30) e acabo por fazer um treino mais longo.

Durante o Verão, tento ir sempre ao ginásio de manhã, porém quando não posso, aproveito para ir a qualquer outra hora do dia. Mesmo quando vou de férias para algum sítio e fico em algum hotel, acabo sempre por treinar uma hora no ginásio deste ou então quando fico numa casa de férias, tento sempre dar uma corrida ou fazer alguma atividade ao ar livre.

Eu sempre tive dificuldades em conseguir adormecer, ou deitar-me a “horas de jeito”, desde sempre que me deito muito tarde, porém desde que treino este aspeto melhorou e consegui deitar-me pelo menos uma hora mais cedo. Com isto, hoje em dia deito-me à meia noite/meia noite e meia, nunca consigo deitar-me antes dessa hora, porém é fundamental deitarmo-nos cedo porque é o maior complemento do nosso treino.
Como é o teu estilo de treino semanal?
Eu costumo treinar sempre num dos clubes do Kalorias, aquele que frequento mais vezes é o de Torres Vedras, uma vez que é o mais perto de onde vivo, porém como tenho parceria com este ginásio e tenho a possibilidade de treinar nos restantes clubes. Quando fico em Lisboa até tarde acabo por vezes em ir ao da Expo.

Os meus treinos duram sempre entre 60 a 80 minutos e treino de segunda a sábado, com excepção da quinta feira, uma vez que é o dia em que tenho mais carga horária. Ao Sábado, faço sempre um treino mais longo, uma vez que também não tenho aquele “stress” de ter que me despachar para ir para as aulas e muitas das vezes quando dou por mim já fiz mais de uma hora e meia de treino… Começo por correr na passadeira ou então faço sempre remo, tento sempre fazer um cardio de pelo menos 15/20 minutos e depois concílio trabalho de musculação com exercícios de resistência e acabo sempre o treino a saltar à corda durante 5-10 minutos. Há pelo menos dois dias da semana que dedico sempre ao “leg day” intenso, visto que quando engordo a tendência é engordar sempre nas pernas.
Quais são os teus hábitos alimentares?
O pequeno almoço para mim é a refeição do dia mais importante e tento sempre comer o mais bem possível nesta refeição. Tomo-o entre as 9h30/10h da manhã.
Costumo fazer ovos mexidos, um sumo de frutas 100% natural (abacaxi, maçã, morango, pêssego, etc) com gengibre (250ml). Além disso, como sempre uma bolinha de centeio (100g) com duas 2 fatias de queijo flamengo -50% gordura (60g).

A “meio da manhã” que para mim são sempre às (12h30/13h), tento comer sempre uma sopa de legumes ou então uma barrinha de proteína da Herbalife.

Devido ao meu horário da faculdade, almoço sempre tarde, (14h30/15h), como sempre as seguintes opções:
  • Legumes (200g); Carnes brancas (120g); Arroz basmati (180g); Azeite (10g).
  • Legumes (200g); Peixe (120g); Batata (branca/doce) (180g); Azeite (10g).
  • Legumes (200g); Peixe (salmão ou atum grelhado) (120g); Massa integral (180g); Azeite (10g).
Ao lanche (17h/17h30)
  • Fruta variada (100g); Frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs) (10g); 2 bolachas marinheiras (12,5g).
  • Tapioca (Tapioca (60g) + Queijo flamengo -50% gordura (2 fatias).
  • Fruta variada (100g); 1/2 sandes com fiambre de aves.
Ao jantar (20h/20h30):
  • Sopa de legumes variados (200ml); Legumes (100g); Peixe (120g); Azeite (10g).
  • Sopa de legumes variados (200ml); Saladas (100g); Carnes brancas (120g). Quando treino à noite, costumo fazer ovos mexidos ao jantar).
Gosto sempre de beber uma chávena de chá detox antes de ir dormir. Não tomo qualquer tipo de suplementos.

Cheat Day: Gosto sempre de fazer a minha “Cheat Meal”, à sexta-feira ao jantar, porque como é o final da semana, costumo sempre ir jantar fora e acabo por comer tudo o que quero. Ao Sábado à noite faço outra… adoro pizza, provavelmente numa destas duas refeições é sempre pizza 😊, não sou muito de sobremesas.. nunca fui muito adepta de doces e nem tenho aquele “amor” pelo chocolate que muita gente costuma ter, passo bem sem os doces e é raro comer sobremesa, a minha maior perdição é mesmo massa, pão, pizza… tudo o que seja comida italiana adoro.
Que influência tem o treino na tua vida?
Pode parecer bastante dramático o que vou dizer, porém hoje em dia já não consigo viver sem treinar ou praticar qualquer tipo de exercício físico. Fico a sentir-me mesmo mal a nível psicológico quando tenho que passar algum tempo sem treinar. Como já tinha referido, a prática de exercício físico ajuda-me a ser uma pessoa muito mais calma, concentrada e perfecionista em qualquer umas das outras atividades do meu quotidiano e também sempre que saio do treino fico sempre animada e motivada para fazer muitas mais coisas no meu dia e isso reflete-se bastante também no relacionamento com as outras pessoas.

Como neste momento tenho como principal hobby ser modelo, existe pela minha parte uma grande preocupação e certos cuidados com a minha imagem e com o meu corpo e como é óbvio para sentir-me bem com ele, porque sei que ao início havia certas coisas nele que não gostava e que agora já me agradam, tenho que continuar os meus treinos para manter o aspeto físico que quero continuar a ter, porque sem esforço e trabalho os resultados não aparecem.
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Provavelmente, quando comecei a treinar teria começado logo a ter muito mais cuidado com a alimentação e a dormir as oito horas que o nosso corpo necessita.
Algum conselho para quem esteja a começar?
Não sou grande “expert” de fitness, porém pelo aquilo que já aprendi nestes últimos anos, e o que posso transmitir é que não é fácil querermos logo os resultados que pretendemos. Para atingirmos os nossos objetivos é necessário esforço e dedicação, assim como paciência e persistência. Não vai ser logo de “um dia para o outro” que vão aparecer os resultados, porém quando aparecerem já estamos tão habituados à rotina que o nosso pensamento é sempre ter aquela horinha de treino por dia, ou seja torna-se um vício e acabamos por nos esquecer um pouco da parte da aparência física. Não sigo grandes aplicações de fitness nem vejo muitos vídeos de exemplos de exercícios de treino, apenas sigo o meu plano de treino e tento sempre nunca fazer os mesmos exercícios quando vou treinar, deve-se variar.
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Resistência
Desporto/Modalidade
Treino funcional
Exercício
Abdominais
Snack saudável
Amêndoas Torradas
Suplemento
Barrinhas de proteína
Cheat Meal
Pizza 🍕
Alguma coisa que queiras promover?
Quero partilhar o meu perfil de Instagram, @biatrizhsantos, para que as pessoas possam seguir os meus trabalhos e projetos, enquanto modelo, e além disso para que possam seguir alguns exercícios dos meus treinos que costumo partilhar nas minhas stories, assim como algumas das minhas refeições. Quero partilhar também o instagram do meu ginásio, onde sou parceira, Clube Kalorias, @clube.kalorias.
Partilha esta entrevista
Mais entrevistas 👇
7 de M11, 18
Miguel Macedo
Natural de Fafe, é instrutor de Fitness no Solinca em Guimarães. Adora viajar, motos, gastronomia e de um bom serão entre amigos, a partilhar histórias à volta de uma mesa cheia.
15 de M01, 19
Inês Neto
Com 26 anos é Enfermeira em Urgências Pediátricas e Maternidade e também modelo fotográfica de marcas desportivas e de biquinis. A sua grande paixão é a praia.
28 de M05, 19
Bruno Falcão
Aos 4 anos iniciou-se no ténis. Hoje com 28 é PT, no Porto, com um percurso que passou por diversas modalidades.
Recebe em primeiro lugar entrevistas como esta com Ricardo Rodrigues.
Recebe em primeiro lugar as novas entrevistas e novidades.
Inscreve-me