19 de M12, 2018
Luís Ferreira
Atualmente a tirar o curso de Personal Trainer, praticou futsal durante muito tempo e tem como hobby ir ao ginásio.
Natural de
Lisboa
Idade
21
Altura
1,73 m
Peso
70 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Desde miúdo que estou ligado ao desporto, pratiquei futsal durante bastante tempo, mas sempre fui um rapaz magrinho. Era um dos mais magricelas da turma, até mesmo das equipas de futsal onde estive, e nunca liguei muito a isso, mas cheguei aos meus 16 anos e comecei a querer fazer algo para mudar, não só a nível de autoconfiança mas também para me olhar no espelho e me sentir bem comigo mesmo.

Comecei então a fazer algumas coisas em casa tais como: barras, flexões, abdominais, etc e ao mesmo tempo ia praticando futebol de salão. Aos 18 anos retirei-me do futsal e comecei a dedicar-me ao ginásio a tempo inteiro. O exercício sempre foi uma paixão para mim, todo este mundo do desporto fascina-me imenso.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Neste momento o que me motiva são mesmo os resultados que já tive até agora e onde ainda posso chegar. Já vejo o ginásio como parte da minha rotina, se falho um dia de treino sinto que o meu dia ficou incompleto.

A nível de progressão penso que já evoluí imenso, como disse, sempre fui um rapaz magricela. Estou contente com a forma que tenho hoje mas ainda não estou como desejo, ainda há muito trabalho pela frente!
Como é um dia típico para ti?
Levanto-me às 7h20, preparo-me, tomo o pequeno almoço e saio de casa. Às 9h começo o curso de PT que estou a tirar, até às 13h, quando almoço. Da parte da tarde, preparo o saco para o ginásio e por volta das 15h vou fazer o meu treino. Perto das 19h entro no trabalho numa loja de vestuário onde estou em part-time para poder conjugar com o curso. Como quase sempre faço o fecho, normalmente deito-me tarde, por volta da meia noite.
Como é o teu estilo de treino semanal?
De momento, dedico-me 100% ao ginásio, tento sempre fazer pelo menos entre 4 a 5 treinos por semana. Infelizmente nem sempre consigo devido ao trabalho e curso mas esforço-me mesmo para manter este ritmo de treino. Normalmente os meus treinos têm uma duração de 1h30/2h, mais que isso já é demasiado para o corpo. As minhas rotinas de treino são:
  • Segunda - Peito e Biceps
  • Terça - Pernas e Abs
  • Quarta - Descanso
  • Quinta - Costas e Triceps
  • Sexta - Pernas
  • Sábado - Ombro e Abs
  • Domingo - Descanso ou se for treinar repito um músculo à escolha.
Neste momento treino num ginásio 24h aberto ( Time to Fitness 24 ). Dá-me bastante jeito pois como está sempre aberto consigo treinar as horas que posso e adaptar melhor com o meu horário de trabalho e estudo.
Quais são os teus hábitos alimentares?
Sou sincero, a nível de alimentação não sou tão rigoroso como deveria ser. Óbvio que não me desleixo completamente mas sei que podia tentar comer com mais frequência alimentos mais ricos em nutrientes realmente importantes. Como de tudo, para minha sorte tenho uma genética que me permite isso. Não é fácil de engordar para mim logo tenho mais margem se quiser comer algo mais calórico.

A nível de suplementação, de momento, estou a tomar proteína whey, creatina, e maltodextrina. Não costumo tomar pré-treino mas pós-treino faço um shaker com whey, creatina e os hidratos (maltodextrina).
Que influência tem o treino na tua vida?
Todos sabemos que o exercício físico é super aconselhado a nível de saúde, melhorando e prevenindo muitas doenças cardiovasculares, aumento da resistência de tendões e ligamentos, melhoria na função imunitária, diminuição da massa gorda, prevenção da perda de massa óssea, entre muitas outras coisas. Para mim o treino já é algo que faz parte da minha rotina. Alivia-me o stress, fico mais bem disposto, deixa-me realizado. A nível de trabalho também me ajuda na minha performance, deixando-me, consequentemente, mais motivado.
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Se soubesse o que sei hoje não faria nada de diferente, acredito que tudo tem o seu tempo. Ninguém sabe logo tudo, quando se começa é normal termos as nossas dúvidas e questões mas à medida que o tempo passa vamos ganhando experiência e melhorando as nossas maneiras de treino, alimentação...
Penso que o essencial mesmo é ser-se bastante focado e persistente, o resto vem por acréscimo.
Algum conselho para quem esteja a começar?
Posso dizer que o mais importante é querer muito. Ser consistente. Lutar e não desistir na primeira semana de treino pois nenhum resultado se alcança numa semana, talvez a partir do terceiro mês já se comece a notar algo mas é preciso garra e foco para isso. Garanto que a partir do momento que se começam a ver resultados a motivação vai estar lá no alto, e não vai dar para parar. É um vício, queremos sempre mais, mas faz parte.

No meu processo de aprendizagem o Youtube ajudou-me bastante, pois ao ver vídeos fui conhecendo vários métodos de treino, suplementos, curiosidades, etc.
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Peito e Costas
Desporto/Modalidade
Ginásio ou Futsal
Exercício
Bicep Curl
Snack saudável
Frutos Secos
Suplemento
Whey Protein
Cheat Meal
McDonald's 🍔
Alguma coisa que queiras promover?
De momento estou a tirar o curso de PT, ainda é recente mas se tudo correr bem para o ano tenho o curso concluído. Se quiserem já algumas informações para futuras propostas de trabalho podem contactar-me através da minha página no instagram, @luismiguelferreiraa ou através do e-mail, luisferreira1997@hotmail.com.
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