31 de M10, 2018
Adriana Oliveira
Com 24 anos é sócia gerente da KAOÂ, uma marca de roupa para mulheres modernas e independentes. Vive em Guimarães e adora reunir família e amigos à volta da mesa.
Natural de
Guimarães
Idade
24
Altura
1,70 m
Peso
53 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Em 2014, quando iniciei o meu projeto, comecei a ter uma vida muito sedentária e senti a necessidade de exercitar o meu corpo. Comecei por entrar num ginásio e a aula que mais gostava era a de cycling. Nesta altura ainda não levava muito a sério, porque até aqui sempre fui uma rapariga de estatura normal e sempre me senti bem com o meu corpo. Até que comecei a engordar e cheguei a pesar 62 kg. Até aqui não praticava qualquer tipo de modalidade.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
O motivo maior, sem dúvida, que é poder ter um estilo de vida mais ativo. Passo muito tempo sentada em frente ao computador e, para além disso, o ginásio para mim é onde consigo libertar-me do stress do meu trabalho. Mas também procuro melhorar algumas coisas no meu corpo, como definir mais alguns pontos. Não me considero de todo uma pessoa muito focada, acho que se me empenhasse mais teria muito mais resultados. Amo comer! Das coisas que mais gosto na vida é sentar-me à mesa com os meus amigos/família cheia de comida.

Quando engordei tive muita vontade de desistir. Queria resultados… Treinava relativamente bem (achava eu) mas comia muita porcaria. Foi com ajuda do Professor Pedro Miguel que comecei a ver resultados e a focar-me mais nos meus objetivos. Tinha exercícios que mal começava já tinha vontade de parar, não conseguia finalizar porque mal sentia uma pequena dor parava ou então achava uma seca fazer, saltava repetições. Alguns fingia que fazia 🙂 Agora não. Agora faço tudo o que me mandam e coloco sempre um objetivo para me motivar. Hoje em dia, até me sinto um pouco mal se não for ao ginásio.
Como é um dia típico para ti?
O meu dia começa por volta das 7h/7h30 da manhã. Levanto-me tomo o pequeno-almoço e vou ao atelier organizar o meu trabalho. Sou uma das responsáveis da marca KAOÂ e, portanto, tudo tem que passar por mim. Por volta das 9h vou fazer o treino, que dura cerca de 60 a 90 minutos. De seguida, volto ao trabalho e fico até às 19h. Durante a Primavera e o Verão, quando saio do trabalho, normalmente, vou dar uma corrida de 30 min ou andar de bicicleta. Gosto muito de fazer atividade ao ar livre, estar em contacto com a natureza, tudo parece mais fácil.

Durante o inverno, tenho uma bicicleta típica do gym e treino em casa cerca de 20 min. Janto, e 2 a 3 vezes por semana vou ao café com os meus amigos ou eles vêm até lá a casa. Costumo deitar-me por volta das 22h30. Gosto de me deitar cedo porque levanto-me todos os dias cedo.
Como é o teu estilo de treino semanal?
Faço ginásio de segunda a sexta-feira. Começo sempre por correr na passadeira e depois concilio trabalho de musculação com exercícios de resistência. Três vezes por semana trabalho mais a parte inferior e duas vezes por semana a parte superior. O tempo de sessão é de 60 a 90 minutos. Treino no Ginásio VizelaFitness.
Quais são os teus hábitos alimentares?
Ao pequeno almoço (7h - 7h30), costumo comer ovos mexidos (1 ovo e 3 claras), uma uma peça de fruta (abacaxi, melão, melancia, kiwi, morangos, frutos silvestres) e leite de amêndoa.

Durante a manhã (10h), faço um lanche, que é pós-treino nos dias em que vou ao ginásio, que consiste em 1 iogurte magro (umas vezes sólido, outras líquido) que, caso não treine, é 0% açúcares.

Ao almoço (12h - 13h), costumo dividir a refeição da seguinte forma:
  • 1/4 do prato: 100g de frango/peru, ou 120g de salmão grelhado, ou 100g de atum, ou 150g pescada ou equivalentes (bacalhau, robalo, dourada, entre outros)
  • 1/4 do prato: leguminosas (feijão, ervilhas, grão, favas, lentilhas).
Três almoços por semana, junto ainda arroz basmati, ou batata doce, ou quinoa. Acompanho sempre as refeições com legumes cozidos e/ou salada. Caso coma sobremesa, é 1 gelatina 0% açúcar.

Durante a tarde, faço também uma merenda (15h - 16h) em que, normalmente, escolho uma de 3 alternativas:
  • 1 queijo fresco magro e 10 amêndoas com casca;
  • 1 ovo cozido e 1 peça de fruta (idealmente, abacaxi, morangos, melancia, melão, frutos silvestres);
  • 2 a 4 bolachas marinheiras, 1 queijo magro (fresco, babybell, fundido, fatiado) e 1 peça de fruta.
Mais ao fim do dia (18h - 19h), faço um segundo lanche com 2 claras cozidas, ou 1 gelatina 0% açúcar, ou 1 rolinho misto.

Ao jantar (19h - 20h), começo com sopa sem batata ou 1 chávena almoçadeira de legumes cozidos/salteados/crus. Depois, tal como ao almoço, como frango/peru (120g), ou salmão grelhado (150g), ou atum (100g), ou pescada/equivalentes (150g). Acompanho com 150g de legumes cozidos e/ou salada.

Tanto ao almoço, como ao jantar, costumo beber chá ou água aromatizada.

Neste momento, não uso suplementos, mas já tomei proteína 100% Whey.
Que influência tem o treino na tua vida?
A nível do trabalho, a postura. A nível pessoal, quando engordei havia certas coisas que me recusava a vestir, até deixava de ir a certos convívios porque não gostava de me ver com a roupa, achava que nada me favorecia. Preocupo-me com a minha imagem, talvez muito influenciada pelo mundo em que trabalho.
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Teria começado há mais tempo a praticar exercício e a ter cuidado com a alimentação.
Algum conselho para quem esteja a começar?
No início, é preciso muito foco e dedicação, depois ver os primeiros resultados é muito mais fácil. Ter sempre um objetivo real, um que seja possível de manter a longo prazo. Uma aplicação que uso e aconselho é a Myfitness pal.
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Treino de resistência
Desporto/Modalidade
Corrida
Exercício
Agachamento
Snack saudável
Skyr
Suplemento
Proteína 100% Whey
Cheat Meal
Doces (cheesecake de frutos vermelhos, bolo de noz, etc.)
Alguma coisa que queiras promover?
Gostaria de partilhar o meu Instagram pessoal, @adrianafpo, e também o da minha marca @kaoashop. A Kaoâ é uma marca de roupa para mulheres modernas e independentes. Criada em Vizela, no coração da indústria têxtil portuguesa, a marca é definida pelo uso de matéria prima combinado com um design único, pensado para ser confortável e acessível. Nós acreditamos que os nossos produtos celebram e promovem o carácter feminino. Uma verdadeira expressão de beleza, determinação e atitude.
Partilha esta entrevista
Mais entrevistas 👇
19 de M03, 19
Nuno Brito
Apaixonado por basquetebol. Começou a treinar no ginásio aos 22 anos, sem grande ambição, mas neste momento para ele os treinos têm que ter entrega total. Tem 32 anos, é Personal…
5 de M12, 18
André Coelho
Founder e Personal Trainer na Box HD training, em Braga, onde procura sempre desafiar os seus alunos. Tem 30 anos e adora viajar e conviver com os amigos.
17 de M10, 18
Gonçalo Cardoso
Empreendedor, natural de Braga. Co-fundador da Blue Avenue, marca portuguesa de calções de banho, e fundador da Bullitt Garage, estúdio de edição de motas e carros vintage.
Recebe em primeiro lugar entrevistas como esta com Maggy Santos.
Recebe em primeiro lugar as novas entrevistas e novidades.
Inscreve-me