Uma alimentação saudável é a base para o organismo funcionar de forma equilibrada e para qualquer programa de treino funcionar, independentemente dos nossos objetivos. No meu caso, tento seguir uma dieta hiperproteica, programada e pensada para que me sinta bem e com energia, no dia-a-dia. Apesar de ter alguns conhecimentos de base na área da nutrição, devido às pesquisas constantes, por curiosidade e concretização pessoal, procuro, frequentemente, ajuda com um nutricionista credenciado. Juntos elaboramos planos adequados ao meu estilo de vida e disponibilidade para refeições. Dependendo do objetivo do momento, definimos o meu target calórico diário e, com base nesse target, elaboramos o meu plano.
Dos três macronutrientes, a proteína é a mais preponderante, assumindo 40% da minha ingestão calórica diária. Tento sempre bater as 2,2g/kg corporal diário. Tento ir buscar proteínas,principalmente, à carne, peixe, ovos e laticínios. Dos restantes 60%, atualmente aposto em 40% hidratos (aveia, fruta, massa integral, arroz ou batata doce) e 20% gorduras (frutos secos, Ómega 3). É desta forma que me sinto melhor para abordar cada treino.
Aconselho sempre a procurarem um profissional da área e que realmente vos possa ajudar. Não adianta nada fazer um treino com um desgaste calórico muito elevado, se por trás não estiver uma dieta condizente que nos leve a emagrecer, caso seja o objetivo. A quantidade e qualidade do "combustível" que ingerimos vai revelar-se preponderante nos resultados conseguidos.