Sou apologista de uma alimentação equilibrada, não gosto de extremismos. Como de tudo mas com moderação e no momento mais acertado, de acordo com os meus objetivos. Tento ser regrada, durante a semana não como “gordices” (açúcar, fritos, fastfood, etc) e ao fim de semana como mais livremente.
Neste momento não me privo de um bom jantar entre amigos, uma sobremesa ou umas pipocas no cinema, mas nem sempre fui assim. Houve uma altura em que controlava todas as gramas de comida e passava semanas sem tocar em nada que não fosse comida “limpa”. Na minha opinião, quando chegamos a um patamar onde nos sentimos bem e estamos saudáveis, não há necessidade de “sofrer” assim com uma dieta tão rígida.
No entanto há regras básicas que já não sei viver sem elas e que fazem toda a diferença no meu bem estar físico e mental:
- Comer sempre de 3 em 3 horas.
- A base de todas as minhas refeições é proteína, depois dependendo do momento do dia (se vou treinar ou se é um dia mais sedentário) escolho o acompanhamento, que normalmente é fruta, frutos secos, tortitas de arroz ou salada/vegetais.
- Bebo sempre pelo menos 3L de água por dia.
- Não excedo as 3 peças de fruta por dia e escolho as menos calóricas.
- Bebo sempre uma caneca de chá verde à noite a acompanhar a minha ceia (queijo fresco batido com whey).
A nível de suplementação não uso muita porque acredito que com uma alimentação equilibrada não é necessário. Tomo apenas:
- Whey porque é uma forma de ingerir a quantidade de proteína que necessito sem que tenha kcal extra.
- Cafeína nos dias em que me sinto mais cansada (infelizmente nem sempre consigo ter uma boa noite de sono).
- ómega 3 porque muitas vezes não consigo ingerir a quantidade suficiente só com a alimentação.
Gosto muito de cozinhar e de “inventar” na cozinha, com muita pena minha não costumo ter muito tempo então opto por pratos mais simples.