Treinar nunca foi tão fácil! Descobre mais de 100 espaços fitness com o Gymious.Ver mais.
13 de Dezembro, 2021
Mário Vianna
​​Desde pequeno quer melhorar a sua forma física e por isso está ligado ao desporto e ao crossfit. Começou como aluno, depois como treinador e agora é head coach e dono da box Bracara Crossfit.
Natural de
Braga
Idade
35
Altura
1,83 m
Peso
85 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Sempre quis melhorar a minha forma física e por isso estou ligado ao desporto desde pequeno.

Como atleta treino desde 2014, na altura tinha como objetivo melhorar a minha forma física para me sentir melhor comigo próprio. Como acho monótono e pouco apelativo o treino de ginásio convencional, comecei a pesquisar na internet treinos mais dinâmicos, mais intensos e variados. Então na altura era ver vídeos de atletas de top mundial a fazerem crossfit e eu a tentar replicar aquilo num ginásio, sem bases, sem conhecimento e sem preparação, simplesmente tentava executar "uma espécie" do que eles faziam, correu bem não me lesionei 🤣.

Depois disso, procurei algo mais sério, uma box, com gente com conhecimento e apareceu o Bracara Crossfit, casa onde comecei e fiquei até aos dias de hoje e onde tenciono continuar. Foi aqui que tudo começou como um mero aluno e foi aqui também que houve a transição de um mero aluno para um atleta. Mudei hábitos, despendo mais tempo para treinar, por vezes sessões bidiárias, foquei-me em objetivos mais sério.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Tenho um objetivo que prometi a mim mesmo, às pessoas que me são importantes: vou conseguir. E este é o meu combustível diário. Procuro realizar e atingir o meu objetivo demore o tempo que demorar, com a ajuda da família, amigos e dos meus grandes treinadores. Podemos dizer que sou viciado em treino. Desde que me foquei em melhorar a minha condição física, estou disposto a treinar o que for preciso. E não consigo ficar com a sensação de que não dei tudo, isso destrói-me. Cada treino é como uma prova, tenho que ir ao limite. Claro que o descanso é tão importante como o treino mas quando é para treinar não se pode facilitar, é dar tudo! E quando temos dias menos bons aí é que ainda temos de treinar mais.
Como é um dia típico para ti?
Infelizmente não posso ter apenas uma vida de atleta, sou dono e coach do Bracara Crossfit, sou pai e marido. O meu dia começa as 5:30 da manhã, faço todos os dias una viagem de 35km para o trabalho e 35km de regresso. Acabo o trabalho na box e ainda dou aulas noutros espaços. Quando posso vou buscar a minha filha ao infantário, vou lanchar com ela e com a minha mulher e vamos ao parque. Isto chega para me preencher. Treino quase sempre às 9:15 da manhã.
Como é o teu estilo de treino semanal?
O meu treino semanal consiste em treinos de natação e crossfit. A sessão de crossfit começa de manhã com um treino que dura cerca de 2 horas, por vezes também treino de tarde (bidiário). Os meus treinos são planeados pelo Rodrigo Couto e Tiago Lousã - the alpha program, de acordo com os objetivos traçados para a época. Treino quase sempre na box Bracara Crossfit. Quando não posso, arranjo sempre alternativa. Quando queremos muito treinar arranjamos solução!
Quais são os teus hábitos alimentares?
Desde que me foquei de forma mais séria na parte de atleta que tenho uma alimentação mais rigorosa. Evito ao máximo os açúcares, como várias vezes ao dia de acordo com as minhas necessidades alimentares. Tomo a suplementação básica, prefiro ter uma boa alimentação do que compensar com suplementação. Não tenho cheat day, talvez o faça depois de uma prova mas nem em todas. Tenho um hábito que nunca irei mudar, tenho de comer uma nata e tomar um café todos os dias antes do treino. Faço-o desde sempre e sei que é psicológico mas se não como a nata não é a mesma coisa!
Que influência tem o treino na tua vida?
Se não treino o meu dia não rende, não funciono. E mantermo-nos ativos, praticar exercício físico significa saúde e bem estar.
Que música ouves enquanto treinas?
Depende do estado de espírito mas quando estou em treino nem me lembro da música que está a tocar.
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Não mudava nada, se tem sido em crescendo o meu percurso é porque as coisas estão a ser bem feitas.
Algum conselho para quem esteja a começar?
Pratiquem exercício fisico mas por vontade própria, para se sentirem melhor com vocês próprios, tracem objetivos e não têm necessariamente de ser objetivos competitivos. Quando não vos apetecer pensem no objetivo, que se treinarem dia após dia, serão uma melhor versão de vocês próprios. Tenho um ídolo que me inspira diariamente, Michael Jordan.
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Isabel
Desporto/Modalidade
Crossfit
Exercício
Snatch
Snack saudável
Panquecas com manteiga de caju
Suplemento
Proteína
Cheat Meal
Pastel de nata
Onde te podemos encontrar?
Instagram, Facebook e na Box Bracara Crossfit onde a magia acontece.

Também gostava de agradecer à minha mulher e à minha filha por todo o esforço e ajuda diária, que são fundamentais no meu sucesso.

"Make it happen"
Partilha esta entrevista
Mais entrevistas 👇