19 de M02, 2019
Pedro Barbosa
Da advocacia a professor de yoga. Carioca a viver em Lisboa. Gosta de estar em família e amigos, de meditar, surfar e estar sempre em atividade!
Natural de
Rio de Janeiro
Idade
29
Altura
1,79 m
Peso
74 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Sempre tive uma relação muito próxima com a prática desportiva. Comecei desde cedo a praticar desporto e então adquiri essa vontade de estar sempre a exercitar-me como um bom hábito. Fui do basket ao atletismo, depois ao hiking e escalada, slack-line, surf, jiu-jitsu e yoga, todos de forma regular e dedicada.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Treinar significa dedicar tempo a mim, seja física, mental ou espiritualmente. Hoje o que mais me motiva é perceber a potencialidade pura do ser humano. Somos capazes de ser o que quisermos, basta acreditar, confiar no potencial dentro de você. Procuro fazer algum exercício que traga conexão entre o meu corpo e a minha mente, não pela estética mas pelo condicionamento que aquela prática irá me trazer, a curto ou longo prazo. Treinar pra mim é me tornar mais apto e confortável nos meus limites, em todos os aspectos. Já me dediquei e treinei diversas modalidades, hoje tenho uma prática diária de yoga e meditação, gosto de surfar e fazer um treino funcional, além de correr de forma regular.
Como é um dia típico para ti?
O meu dia começa cedo, às 6h quando me levanto e faço pelo menos 20 minutos de meditação seguidos de uma prática de yoga, normalmente um vinyasa para trazer energia ao início do meu dia. Trabalho em horário flexível, saí da minha carreira na advocacia justamente para isso, para ter mais tempo para me dedicar a mim mesmo e a ajudar aos outros a mergulharem um pouco mais dentro de si e enxergarem o seu caminho. Encontrei essa oportunidade ao estudar e começar a dar aulas de yoga, onde conheço pessoas diferentes todos os dias e tenho a oportunidade de lidar com pessoas que, assim como eu, despertaram para um novo estilo de vida, em conexão, em equilíbrio e mais saudável. Depois do trabalho costumo relaxar um bocado com meus cães e cozinhar, gosto de beber um batido de frutas e sementes ou um sumo verde e depois dormir cedo pois meu dia também começa cedo!
Como é o teu estilo de treino semanal?
Durante a minha semana dou normalmente de 2 a 4 aulas de yoga por dia, normalmente intensas, fora isso faço exercícios funcionais ao ar livre e em casa com elásticos e barras, normalmente um HIIT (é uma abordagem de treino que envolve sessões repetidas de rotinas de treino de alta intensidade, seguidas de tempos de recuperação variados, impulsionando principalmente o metabolismo e maximizando a ingestão de oxigênio).

Não tenho dia específico para nenhum treino e já não tenho costume de treinar em ambientes fechados, prefiro ter a liberdade de fazer o que me apetece no momento. Aconselho o treino outdoor, em contacto com a natureza, em Lisboa existem diversos spots pela cidade, um deles é o parque natural de Monsanto.
Quais são os teus hábitos alimentares?
Tenho uma alimentação bem leve e hoje em dia tento seguir o modelo da dieta Plant-based. Não sou extremista e como o que quero, mas mantenho o cuidado com a minha alimentação pois sei como ela afeta o meu corpo e também o meu comportamento e da minha mente. Gosto de começar o dia de forma bem leve, pra isso tento fazer um jejum de 12 horas à noite e de manhã beber um shot de limão com cúrcuma, pimenta preta e própolis para alcalinizar o corpo, depois de 15 minutos bebo uma vitamina de leite vegetal, água, 3 a 4 bananas, alguns berries (mirtilo, framboesa, amora..), aveia, sementes (chia, papoila, sésamo, girassol, linhaça..), spirulina (ou clorela, tento variar). Quando estou numa semana cheia de treinos e atividades complemento com um whey protein.

Depois dessa refeição costumo fazer jejum até o almoço, durante umas 6-8 horas. No almoço como algum carboidrato (arroz, pão, batata, ou alguma massa), vegetais em geral, algumas oleaginosas, queijo gordo e alguma proteína (normalmente ovo ou cogumelos, como carne branca talvez 1 vez por semana).

A tarde outra vitamina ou um sumo verde ( base de limão e gengibre, mais alguma verdura escura, mais maçã, abacaxi, berries, moringa… ) e depois só vou jantar perto da hora de dormir, é a ultima coisa que eu faço normalmente, e como algo leve, como uma massa, lentilha e frutas.
Que influência tem o treino na tua vida?
Estar em movimento pra mim mantém-me conectado com o que eu sou em essência e com o que eu quero, para mim e para o mundo em que eu vivo, sou daqueles que defendem o movimento como promotor da saúde, a saúde promove o bem-estar e quem está de bem com a vida só quer o melhor para todos, isso é estar em união, consigo e com o ambiente.
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Acho que não, o que eu fui me tornou quem eu sou, e sou feliz com isso. Acho importante estar sempre em contacto com o eu interior, consciente das tantas experiências até aqui, independente de quem fui o que importa é o que sou agora e o que quero daqui pra frente.
Algum conselho para quem esteja a começar?
Aconselho a procurar alguma atividade que te estimule não só fisicamente, mas mentalmente, como um desporto, qualquer um.. Estabeleça rotinas simples, com pequenos passos que te trarão objetivos curtos e que serão atingidos com facilidade, para depois pensar nos próximos passos. Isso trará consistência, estar sempre em contacto com seus objetivos e consciente de onde quer chegar. Acredite em você e no seu potencial, você é do tamanho dos seus sonhos!! Aconselho a ler os livros “As Sete Leis Espirituais do Sucesso”, do Deepak Chopra e também, para quem tem interesse no assunto, “The tree of yoga”, B.k.s. Iyengar.
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Yoga 🕉
Desporto/Modalidade
Surf 🏄
Exercício
Handstand
Snack saudável
Smoothie
Suplemento
Plant based food
Cheat Meal
Pizzaaaa 🍕
Alguma coisa que queiras promover?
O meu instagram @live.om.
As minhas aulas de yoga em Lisboa, no meu estúdio particular e com outros parceiros como @hotpodyogalisboa e @campolideatleticoclube.
Estou em desenvolvimento de um site com detalhes sobre as minhas aulas, retiros, workshops e também começo este ano com projetos de Team building para empresas.
Partilha esta entrevista
Mais entrevistas 👇
2 de M01, 19
Inês Afonso
É Personal Trainer. Começou na natação, passou pela equitação, entre outras modalidades até começar no fitness. A sua paixão mais recente é o Yoga.
5 de M02, 19
Miguel Ruão
Treinar para ele está no topo das prioridades. É Economista e General Manager num grupo financeiro de capital estrangeiro e tem como hobbies viajar, surf, praia e cinema.
19 de M03, 19
Nuno Brito
Apaixonado por basquetebol. Começou a treinar no ginásio aos 22 anos, sem grande ambição, mas neste momento para ele os treinos têm que ter entrega total. Tem 32 anos, é Personal…