8 de M01, 2019
Rafael Pinto
Youtuber de fitness português, com mais de meio milhão de visualizações. É vegan. Estuda Direito na Universidade do Minho e tem como hobbies ler e cinema.
Natural de
Celorico de Basto
Idade
22
Altura
1,74 m
Peso
73 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Desde muito pequeno que sempre me interessei pelo desporto e atividade física. Comecei a praticar musculação, em casa, aos 16 anos, sempre com equipamento limitado e com o peso do corpo. Sempre treinei por gosto. Ainda me lembro da primeira vez que toquei num peso, foi eletricidade ao primeiro toque e esse sentimento ainda dura até hoje.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Treino porque adoro, tão simples quanto isso! Claro que quero ver resultados e é isso que dá motivação para continuar. Quero estar sempre na minha melhor forma física e mental. Mas, mais importante do que isso, é manter sempre a saúde no máximo, essa é a minha prioridade e, por isso, é que sigo um estilo de vida o mais saudável possível.
Como é um dia típico para ti?
O meu dia começa por volta das 9h, bebo muita água, tomo um pequeno-almoço muito leve, baseado em frutas e começo a trabalhar, quer seja pesquisar para vídeos, escrever, filmar ou editar. Por volta das 12h30 almoço e repito o mesmo processo da manhã, até às 14h30, quando me começo a preparar para ir treinar, tomo café e vou para o ginásio. O treino dura, normalmente, 1h30, incluindo o aquecimento.

Volto do ginásio, como um grande lanche com muitas frutas, aveia, sementes e frutos secos e volto a trabalhar para o canal até às 19h, hora de ir passear o cão e dar uma caminhada de 20 minutos.

Quando volto, faço o jantar, janto e volto a trabalhar nos vídeos até às 22h/22h30. A partir daí, é hora de filmes ou séries até à meia noite, hora por volta da qual me deito. Durante os períodos de trabalho no canal, tenho, frequentemente, chamadas de Skype com clientes e patronos, para além de todo o trabalho de e-mails.
Como é o teu estilo de treino semanal?
Pratico musculação 6 vezes por semana. Com uma divisão Pull/Legs/Push/descanso, isto é, costas e bícep num dia, perna no seguinte e peito/ombro/tricep no outro e repete. Sempre assim num ciclo infinito.

Cada sessão dura cerca de 1h30, com 20 minutos para aquecimento e mobilidade, algo a que dou muita importância e o resto para o treino a sério. No final, posso ainda dedicar uns 10 minutos a abdominais, normalmente 2 a 3 vezes por semana.
Não tenho ginásio certo para treinar. Neste momento, vivo entre Celorico de Basto e Braga, portanto depende onde estou.
Quais são os teus hábitos alimentares?
Eu sigo uma dieta integral à base de plantas, a mais saudável do mundo. Não como nada de origem animal e evito ao máximo processados. Faço 5 refeiçoes por dia:
  • Ao pequeno-almoço como umas 3 peças de fruta e frutos secos ou sementes.
  • Ao almoço como algum tipo de leguminosa (feijão, grão, lentilhas ou seitan, tofu, soja) com um hidrato de carbono de qualidade (batata/massa integral/arroz) e muitos vegetais (bróculos, pimentos, couve de bruxelas, misturas de vegetais).
  • Ao lanche e pós-treino como uma grande tigela de aveia com sementes de linhaça, proteína em pó e mais umas 3 peças de fruta. Às vezes opto por um smoothie com praticamente os mesmos ingredientes.
  • Ao jantar como algo semelhante ao almoço.
  • Depois tenho a ceia, bem mais leve e que às vezes nem faço, mas onde como umas papas de aveia com leite de soja e manteiga de amendoim. Normalmente, é uma refeição mais pequena.
Nas stories do instagram partilho, frequentemente, as minhas refeições e os meus vídeos com maior sucesso são aqueles onde mostro tudo que como num dia. Partilho as receitas e analiso o valor nutricional, macronutrientes e micronutrientes. Sempre contei calorias, peso tudo aquilo que como e uso uma aplicação para registar, o Cronometer, e é a melhor de todas.
Que influência tem o treino na tua vida?
Digamos que os dias de descanso são muito piores a todos os níveis, para mim. Sou muito mais produtivo quando treino, sinto-me melhor. Quer seja para estudar ou trabalhar, é sempre melhor depois de um treino. Geralmente a hora do treino é a minha hora preferida do dia. O estilo de vida saudável e fitness é mesmo o que eu gosto!
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Tanta coisa:
  • Teria começado a contar calorias, macronutrientes e micronutrientes logo no início.
  • Teria dado mais importância aos exercícios de mobilidade e prevenção de lesões.
  • Teria começado a seguir a dieta integral à base de plantas desde que nasci.
Algum conselho para quem esteja a começar?
  • Comecem a contar calorias, macronutrientes e micronutrientes.
  • Treinem cada músculo 2 vezes por semana.
  • Sejam consistentes, isto demora muito tempo, aproveitem o processo.
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Adoro todos, até o de perna
Desporto/Modalidade
Musculação
Exercício
Deadlift
Snack saudável
Fruta! 🍎🍌🍉
Suplemento
Proteína em pó
Cheat Meal
Tudo que seja doces de pastelaria! (vegan)
Alguma coisa que queiras promover?
A minha atividade principal é o Youtube: RafaelPintoPT , tenho um estilo de conteúdo informativo e científico, que diria que é único em Portugal. Também adoro fazer vlogs bem editados e criativos com o meu dia-a-dia. No Instagram, @rafaelpinto10, partilho muito do meu dia, nas stories, e também tento postar quase todos os dias.

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