4 de M06, 2019
Raquel Antunes
Tem 30 anos e é Personal Trainer. Diariamente inspira os seus alunos a praticarem mais exercício no seu estúdio Muscle Up Studio e nas redes sociais, onde partilha muitos treinos.
Natural de
Lisboa
Idade
30
Altura
1,60 m
Peso
52 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Entrei num ginásio pela primeira vez aos 15 anos, mas na altura não levava o treino a sério, de todo! Entretanto voltei a inscrever-me aos 18 anos porque queria mudar o meu aspeto físico, era muito magra (40kg) e detestava ver-me ao espelho e na roupa. Nessa altura fazia musculação, Body Pump, Body Balance… bom, uma série de aulas! Mas percebi que não ia de encontro com o meu objetivo e fiquei só pela musculação, até hoje.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Sempre treinei para mim e por mim. Claro que aos 20 anos eu pensava apenas na parte estética, hoje treino porque faz parte da minha rotina, portanto, não treinar não é uma opção! Claro que penso também na parte estética, mas na realidade sinto que tenho a ‘obrigação’ de estar no meu melhor para com os meus alunos/clientes e adoro passar um bocadinho do meu conhecimento também para quem me acompanha nas redes sociais.
Como é um dia típico para ti?
O meu dia começa às 7:30h, levanto-me e fico quase 5min a dar os bons dias à minha gatinha que está à minha espera na porta do quarto, enquanto vejo pela janela os cães que estão no jardim. Depois tenho a minha rotina mais ‘vaidosa’ - limpar a pele/hidratar/maquilhar-me. Antes do pequeno-almoço tomo o meu chá e glutamina. Depois faço o lanche da manhã para levar comigo e, no final, tomo o primeiro pequeno-almoço, bebo o meu café e saio para o ginásio, que é onde estou das 9h às 13h. Depois, vou a casa para almoçar e preparar as refeições para a tarde/noite. Volto a abrir o ginásio às 16h e lá fico até às 21:30h, hora em que volto para casa para jantar, tomar banho e dormir por volta das 00.30h. No meio disto tudo, treino às 12:20h ou às 21h, conforme esteja a minha agenda!
Como é o teu estilo de treino semanal?
Os meus treinos costumam ser de 35 a 45min, dependendo do tempo que tenho. Numa semana boa treino 4 dias, numa semana mais apertada tento garantir pelo menos 3 treinos. Aprendi com o tempo a colocar-me na minha agenda, percebi que tenho de ter tempo para mim para conseguir cuidar de quem está à minha volta.

A minha grande paixão é a musculação. Desde que abri o meu estúdio (Muscle Up Studio) que treino sem máquinas e adoro! Treino sobretudo com exercícios compostos: achamentos e variantes; peso morto; levantamentos terra; press’s, etc. Às terças e sextas feiras divido os meus treinos entre membros inferiores, às quartas normalmente é dia de ombros e peito e às quintas é dia de costas! Quando há necessidade e a agenda permite faço treino bi-diário, assim consigo fazer coisas que normalmente não faço (músculos pequenos). Neste momento treino para hipertrofia e faço entre 4 ou 5 séries para cada exercício (4 exercícios por norma).
Quais são os teus hábitos alimentares?
A minha alimentação é neste momento um pouco restrita. Tenho gastrite crónica e síndrome do intestino irritável, o que me obrigou a algumas alterações alimentares, apesar de eu ter um estilo de alimentação muito ‘limpa’ há mais de 10 anos. Portanto, agora sigo uma alimentação pobre em FODMAP. As minhas refeições têm entre elas: ovos (sobretudo ao pequeno-almoço e lanche); carne branca; salmão; dourada; atum; batata doce e arroz basmati; papas de leite vegetal/trigo sarraceno ou granola; bananas e abacaxi; cenoura e feijão verde. Faço 6 refeições por dia:
  • Pequeno-almoço às 8:20h
  • Lanche da manhã às 10:40h
  • Almoço às 13:45h
  • Lanche às 16:30h
  • Segundo lanche às 19:00h
  • Jantar às 22:00h
Faço suplementação de proteína hidrolisada (mais suave para o intestino), glutamina, ciclos de creatina, enzimas digestivas ao almoço e jantar, bcaa (intermitentemente). De vez em quando faço uma refeição livre. Adoro pizza (feita em casa) ou hamburgers artesanais!
Que influência tem o treino na tua vida?
O treino ensinou-me a ser muito disciplinada desde cedo. Sou determinada, confiante, obstinada, persistente, tudo por causa do treino e do meu caminho no fitness.

Durante anos não vi grandes resultados, mas nem por isso desistia ou parava de tentar, isso levou-me a pesquisar muito, ler muito e, mais tarde, a estudar muito - o que fez de mim o que sou hoje! Creio que jamais seria uma excelente profissional se não fossem todos os anos de treino que trago comigo.
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Teria apenas começado mais cedo! Mas não mudaria absolutamente nada! A minha jornada foi o grande catalisador da minha carreira profissional e essa é a minha maior dádiva. Por causa disso, hoje em dia uma das minhas grandes paixões e missões é ajudar quem esteja a dar os seus primeiros passos no fitness. Eu quero proporcionar a melhor experiência possível a todas as pessoas a quem consigo chegar!
Algum conselho para quem esteja a começar?
Cada vez mais vivemos numa sociedade de ‘pressas’, queremos seguir o caminho mais fácil e rápido para tudo! O meu conselho para quem está agora a começar é que tenha paciência, não desista, aprenda a dar o tempo necessário para que as boas mudanças ocorram… com a certeza, porém, de que todos os dias está a trabalhar para chegar um bocadinho mais perto do objetivo que a fez começar…

O ser humano leva algum tempo a habituar-se a novas rotinas, mas assim que as adquire fica tudo mais fácil, nós somos seres de hábitos, só precisamos de dar o tempo necessário para que tudo comece a fluir!

Estratégias que ajudam a manter a motivação e disciplina:
  • Tirar fotos para fazer um ‘antes’ e ‘depois’
  • Fugir das pessoas que passam uma imagem perfeita nas redes sociais
  • Acompanhar aquelas que são reais e têm os mesmos objetivos
  • Marcar uma hora na agenda para ir treinar;
  • Arranjar uma companhia de treino.
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Ombros e pernas
Desporto/Modalidade
Musculação
Exercício
Lunges
Snack saudável
Bolo de caneca
Suplemento
Creatina
Cheat Meal
Hambúrguer com queijo e ovo estrelado 🍔
Alguma coisa que queiras promover?
No meu Instagram vão encontrar vídeos e publicações no geral, com um caráter informativo bastante útil - @workouts.raquel. Tenho também um blog onde escrevo alguma informação de forma mais detalhada: receitas, dicas de treino, experiências pessoais - fitcemtruques
Partilha esta entrevista
Mais entrevistas 👇
12 de M03, 19
Inês Rodrigues
É fotógrafa e cabin crew, mas também adora ginásio e a área da psicologia. Nas redes sociais e no seu trabalho como coach incentiva diariamente todos a trabalharem pelos seus…
14 de M11, 18
Diana Souza
Desde criança que uma das suas paixões é o desporto, juntam-se agora a fotografia, ilustração, cinema, dançar e viajar. É Designer Gráfica Freelancer, natural do Porto e reside em…
17 de M10, 18
Gonçalo Cardoso
Empreendedor, natural de Braga. Co-fundador da Blue Avenue, marca portuguesa de calções de banho, e fundador da Bullitt Garage, estúdio de edição de motas e carros vintage.
Recebe em primeiro lugar entrevistas como esta com Pedro Barbosa.
Recebe em primeiro lugar as novas entrevistas e novidades.
Inscreve-me