9 de April, 2019
Regina Lima
É co-fundadora e a cara do Nutree - um blog sobre alimentação, bem-estar e fitness. Também realiza workshops de comida saudável, e tem uma rúbrica no programa Olá Maria. Trabalha em Comunicação e Marketing na área da Saúde Hospitalar.
Natural de
Guimarães
Idade
27
Altura
1,55 m
Peso
49 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Quando entrei na faculdade, em 2009, não ligava nada ao desporto nem me preocupava minimamente com a alimentação. Depois fiz ERASMUS durante seis meses em Itália e comia muito, saía muito à noite, bebia álcool e o corpo começou a ter efeitos… já estava gordinha e nessa altura engordei ainda mais. Quando comecei o desporto foi muito pela questão estética, não me sentia bem, estava com excesso de peso e queria mudar isso. Tinha cerca de 20 anos, comecei numa cadeia de ginásios só para mulheres e como sempre adorei aulas de grupo comecei assim… Fazia aulas de balance,Localizada, pilates, aulas de cardio. Na altura já me dava gozo mas hoje em dia não vivo sem desporto e sou muito feliz a treinar.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Costumo dizer que o desporto é a minha terapia. Eu sou mesmo feliz a fazer desporto e há quem diga que sou tola por isso. Mas é verdade. Eu adoro correr ao ar livre, adoro fazer uma aula de circuito funcional. Não gosto mesmo é de treinar os membros superiores e por isso tenho um PT, duas vezes por semana, que puxa por mim naquilo que sou mais preguiçosa.

Acho que a motivação vem muito de nós e eu sou uma pessoa focada. Quando digo que vou, vou mesmo. Gosto de ser disciplinada. Não passo uma semana sem ir ao ginásio há uns três anos. Já vejo o desporto como um vício saudável e, como treino de manhã antes do trabalho, lido muito melhor com os problemas do dia-a-dia quando vou treinar. Quando não vou já não me sinto eu. É rotina, e é importante criarmos a nossa rotina. Defendo que desporto é saúde e como quero prolongar a minha saúde o máximo de tempo possível não vivo sem ele. Essa é a minha inspiração, pensar na minha saúde e bem-estar. (E o rabo da Rita Pereira também me motiva a sair da cama!!!)
Como é um dia típico para ti?
Os meus dias, durante a semana, começam sempre às 6h da manhã. É engraçado, quando estudava era mais das noites… Mas desde que trabalho sou muito mais das manhãs. Adoro acordar cedo, ver o dia nascer e adoro adormecer cedo. Por norma às 22h estou na cama.

Quando acordo faço sempre a minha água com limão, em jejum, e tomo a minha suplementação. Uns 15 minutos depois, pelas 6h20 como a minha banana barrada com manteiga de amêndoa e granola e um café.

Às 7h estou a entrar no ginásio e treino até às 8h para depois entrar no trabalho pelas 9h. Trabalho num hospital, no departamento de marketing e comunicação e sou muito feliz no que faço. Termino às 17h e normalmente passo no supermercado e vou para casa.

Das 17h30 às 19h, pelo menos, foco-me no blog: artigos novos, responder a emails, tratar dos workshops. E depois vou fazer o jantar, para por volta das 20h comer.

E depois descanso, sofá, namorar e às vezes ler, pintar mandalas. Pelas dez da noite vou tomar a minha suplementação e deitar-me, para ter energia no dia seguinte. De segunda a sexta, regra geral, é assim.
Como é o teu estilo de treino semanal?
Os meus treinos têm sempre a duração de 45 a 60 minutos e, fora exceções, são sempre das 7h às 8h. Duas vezes por semana treino com o meu PT e variamos entre treino de superiores e treino de perna, ou então treino na piscina (super desafiante). Depois complemento com um treino de corrida, um treino de circuito funcional e um aula de cycling, ou de pump, às vezes pilates ou outra modalidade.

Os sets e as repetições dependem muito dos objetivos e o meu PT saberá responder melhor que eu. Neste momento estou numa fase em que quero ganhar massa muscular então estamos a trabalhar com mais cargas e menos repetições. Os exercícios são muito variados mas há alguns que nunca falham - para perna agachamentos e peso morte e para superiores remadas, elevações e flexões.

No final, sempre que consigo, faço uns minutos de abdominal. Tento fazer sempre cinco treinos por semana. Ando no solinca, há mais de três anos e adoro. Vou variando entre o solinca dragão, constituição e guimarães.
Quais são os teus hábitos alimentares?
Eu alimento-me bem, não fosse esse um dos meus trabalhos e aquele que me dá maior gozo. Sou apaixonada por alimentação saudável e sou muito feliz desde que mudei o meu estilo de vida, há 4 anos. Bebo todos os dias, pelo menos, 2,5l de água. Como em média de três em três horas até porque sou uma cheia de fome. Tenho a minha asneira da semana e não me privo dela mas tento ter uma alimentação equilibrada todos os dias. Não como praticamente carne e como pouco peixe, dou mais preferência a vegetais e leguminosas, adoro ovos também.

De manhã, antes do treino, como a banana e logo depois do treino bebo a proteína. Cerca de uma hora depois tomo o pequeno-almoço que varia entre ovos cozidos com abacate, crepe de claras com morangos, iogurte de cabra natural com fruta e sementes…

Ao almoço tento comer sempre sopa, sem batata, e depois uma sande ou um prato com arroz integral, proteína e salada. Às vezes também trago uma crepioca na marmita. Tem sempre de ter: Hidratos de carbono bons (quinoa, arroz integral, batata doce), uma boa fonte de proteína (atum, tofu, ovos), leguminosas (feijão, grão, lentilhas) e vegetais (cruos ou cozinhados).

Ao lanche normalmente uma peça de fruta com frutos secos, ou uma barra energética, ou uma tapioca, vario muito e ao jantar igual ao almoço. Não entra na minha alimentação fritos (muito raramente), refrigerantes, temperos daqueles nada naturais, molhos e carnes vermelhas.

Não sou vegetariana nem vegan, mas 80% da minha alimentação é isenta de proteína animal.

Ao fim-de-semana tenho a minha refeição do lixo porque sabe me bem. Às vezes até pode ser saudável mas por exemplo como em maiores quantidades. Gosto muito de doces e às vezes custa-me resistir a uma sobremesa. Mas sou muito feliz a comer bem e no meu blog tenho imensas receitas saudáveis e saborosas para experimentarem.
Que influência tem o treino na tua vida?
Não me querendo repetir, o desporto para mim é uma terapia. Claro que às vezes não me apetece sair da cama e me dá preguiça, mas é nessas alturas que eu contrario a preguiça e me levanto da cama. Para mim o desporto é um vício saudável, é um investimento na saúde, é um “calmante natural”, onde libertamos stress e ansiedade. No final do treino tenho a certeza que 99% das pessoas estão mais bem dispostas e felizes. E depois claro, não há melhor motivação que ver os resultados a aparecerem. E só custa começar…
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Tinha entrado mais cedo naquele que considero o mundo saudável: alimentar-me melhor, beber mais água, praticar desporto mais cedo. Mas acho que vamos sempre a tempo e que a mudança deve ser gradual. Por isso podia antecipar a mudança, não mudaria mais nada.
Algum conselho para quem esteja a começar?
Não desistir, acho que é o melhor conselho que posso dar. Vai ser dificil, vai haver dias em que custa mais, mas é uma questão de encontrar a melhor estratégia. Hoje em dia há imensas modalidades - outdoor e indoor - indivual ou em grupo. Podem praticar ginásio, corridas, caminhadas, aulas de grupo, paddle, dança… o que não faltam são opções. Basta encontrarem a que vai mais de encontro às vossas expetativas.

Costumo dizer uma coisa às minhas amigas quando elas me dizem que não têm tempo, não conseguem ou arranjam outra desculpa: só depende de ti. Queres viver mais tempo e com maior qualidade de vida? Queres investir na tua saúde? Só depende ti. Nem que sejam 30 minutos por dia, aqueles minutos que estamos no sofá a ver o facebook. Não é assim tão dificil e a decisão está nas tuas mãos.
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Circuito funcional
Desporto/Modalidade
Corrida ao ar livre 🏃‍♀
Exercício
Burpees
Snack saudável
Trufas de coco e limão.
Suplemento
Glutamina
Cheat Meal
Pizza 🍕
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