2 de M04, 2019
Valter Silva
Tem 25 anos, é de Viana do Castelo e vive em Lisboa. Adora treinar no ginásio ou ao ar livre e sempre que pode vai surfar com amigos. Nos tempos livres gosta de tocar guitarra, caminhar pela praia, ler e explorar novos locais pela cidade.
Natural de
Viana de Castelo
Idade
25
Altura
1,74 m
Peso
64 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Desde muito novo que sou bastante ativo. Esse hábito sempre me foi incutido pelos meus pais que me incentivaram a praticar várias modalidades desportivas ao longo dos anos: Natação, Ténis, Futebol e Surf são só alguns desses exemplos. Na verdade sempre vi o desporto como um hobby e não como uma obrigação. É algo que realmente me dá prazer e me faz sentir bem.

Comecei a praticar desportos federados desde que me lembro. Com 8 anos já entrava em competições de natação. Seguiu-se o futebol que pratiquei durante 10 anos, Ténis e Surf que ainda pratico sempre que tenho tempo e oportunidade. Ainda neste capítulo gostava de ressalvar o papel dos meus pais que sempre se desdobraram para que eu pudesse ir aos treinos e competições. Para além de serem os melhores pais do mundo, eles são ainda os meus maiores fãs e o meu suporte sempre que preciso de me superar. Eles estão sempre lá.

Adquirir uma rotina de vida saudável desde pequeno é a chave para uma vida ativa, dinâmica e sobretudo não sedentária.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Fazer exercício é algo que me faz acima de tudo sentir bem. E é exatamente isso que me motiva… Apesar de não conseguir treinar diariamente devido aos compromissos profissionais a que estou sujeito neste momento (tanto a nível de gestão/engenharia, moda e mais recentemente representação), tento sincronizar a minha agenda diária ao máximo para o conseguir fazer. Obviamente é algo que exige bastante rigor e organização da minha parte, mas é algo que equilibra os meus dias.

Treinar faz-me sentir mais positivo e faz com que eu durma melhor. Naturalmente faz-me acordar mais fresco, faz-me pensar melhor e faz com que eu queira comer melhor. Consequentemente torno-me mais ativo, ágil e eficiente (tanto no trabalho como fora dele). É toda uma bola de neve que torna a minha vida com mais saúde, dinamismo e sentido.
Como é um dia típico para ti?
O meu dia começa por volta das 7h15. Acordo cedo porque gosto de ter tempo de cozinhar e tomar um bom pequeno almoço, assim como organizar o meu dia de trabalho.

Neste momento sou Supply Chain Project Manager de uma multinacional e o meu objetivo diário é fechar os meus entregáveis definidos, assegurar que todo o fluxo que defino nos meus projetos é cumprido nos timings estabelecidos. Por outro lado dedico-me ainda à área da Moda, o que me rouba algum tempo semanal em viagens, castings, shoots ou comerciais.

No pouco tempo que tenho tempo livre que tenho depois do trabalho gosto de ir treinar ao ginásio ou ao ar livre, ir jogar padel ou surfar com amigos. Por vezes também despendo o meu tempo livre a tocar guitarra, caminhar pela praia, ler ou a explorar novos restaurantes e bares alternativos pela cidade.
Como é o teu estilo de treino semanal?
Normalmente, os meus treinos duram cerca de 1h10 e dividem-se em duas partes. Começo sempre o treino com um músculo maior e termino o meu treino com um músculo menor. Quando tenho mais tempo livre, alongo ainda o meu treino com 20 minutos de abdominais.

Normalmente a subdivisão de treinos que eu faço é a seguinte: Peito + Tricep, Costas + Bicep e Pernas + Ombros.

Tento fazer 4 exercícios de 4 sets por grupo muscular. Quanto ao número de repetições é variável. Geralmente guio-me pelos seguintes números indicativos: 12 reps, 10 reps, 8 reps, 6 reps (subindo sempre o peso em cada rep)

Idealmente tento fazer 4 treinos semanais, contudo tem sido uma tarefa complicada nesta fase.
Quais são os teus hábitos alimentares?
No meu caso concreto tenho a perfeita noção de que uma alimentação saudável e o descanso são as chaves para que o meu organismo funcione de forma equilibrada, independentemente do meu objetivo. Tendo em conta este facto, apesar de não seguir nenhum tipo de dieta, tento sempre incluir sopa, fruta e salada nas minhas refeições. Sempre que possível, garanto que nas minhas refeições estejam contempladas uma fonte de hidratos, uma de proteína e outra de fibra. Por outro lado, bebo ainda cerca de 2 litros de água por dia.
Que influência tem o treino na tua vida?
Treinar tem uma influência direta no equilíbrio do meu corpo. Além de me tornar mais eficiente no trabalho, treinar ajuda-me a libertar grande parte do stress do dia-a-dia, a ser mais sociável e interessante com as pessoas, fruto da tal bola de neve que referi anteriormente (espero que estejam atentos 😄) Para concluir, o treino tem ainda uma clara influência no meu volume de trabalhos na área da moda, algo também deve ser levado em consideração da minha parte.
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
A vida é feita de escolhas. Quando assim é, abrem-se umas portas e fecham-se outras. Não sei se tomei sempre a melhor opção ao longo da minha vida. Sabendo tudo que sei hoje, talvez tivesse feito algo de diferente. Contudo orgulho-me bastante do trajeto que fiz até hoje.

Orgulho-me do meu percurso escolar, profissional e acima de tudo orgulho-me de todas as experiências que tive… de tudo o que vivi. Obviamente o desporto sempre foi parte integrante das minhas escolhas.
Algum conselho para quem esteja a começar?
Há tempo para tudo. Devemos ser organizados e eficientes em cada ação que definimos. Se assim for, vamos conseguir obter savings de tempo para ter tempo de treinar. Se alinharmos o treino a uma alimentação equilibrada e a um descanso de 8h diárias vamos tornar-nos mais equilibrados, disciplinados e felizes. A nossa missão no mundo é aproveitarmos e sermos felizes, é exatamente isso que estamos cá a fazer. A equação até é simples:

Treino + Alimentação Equilibrada + Descanso = Felicidade
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Peito
Desporto/Modalidade
Surf 🏄
Exercício
Supino
Snack saudável
Barra proteica
Suplemento
Whey
Cheat Meal
Lasanha
Alguma coisa que queiras promover?
Aproveito para divulgar o meu instagram, @valtinhodelcampo, onde vou colocando algum conteúdo do meu dia-a-dia.
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Miguel Ruão
Treinar para ele está no topo das prioridades. É Economista e General Manager num grupo financeiro de capital estrangeiro e tem como hobbies viajar, surf, praia e cinema.
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Beatriz Lobo
Começou a praticar exercício aos 3 anos e já fez modalidades como ballet clássico, dança contemporânea e hip-hop! Também jogou Rugby em 2 equipas. Com 27 anos é PT na Foz.
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Raquel Antunes
Tem 30 anos e é Personal Trainer. Diariamente inspira os seus alunos a praticarem mais exercício no seu estúdio Muscle Up Studio e nas redes sociais, onde partilha muitos treinos.
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