21 de M05, 2019
Ana Matias
Arquiteta de 39 anos, do Porto. Autora do blog “My Paleo Life” onde partilha os seus treinos, rotinas e uma alimentação seguindo a dieta paleo.
Natural de
Matosinhos
Idade
39
Altura
1,67 m
Peso
60 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Pratico exercício físico desde os 3 anos de idade. Comecei por praticar ballet (dos 3 aos 5 anos), depois fiz natação (6 aos 10), aeróbica e step (11 aos 18 anos), BTS (desde do CD 1 🤣 ), yoga (dos 20 aos 25 anos) e tai chi (dos 25 aos 30 anos). Atualmente faço crossfit, treino funcional e boxe. Sempre precisei de libertar energia. Nesse sentido, o exercício era o meu “xanax”.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Procuro manter corpo e mente sã. Atualmente treino por motivos de saúde, mas também para me ajudar a libertar energia e estar mais calma. De todas as modalidades que pratiquei até hoje, sem dúvida a mais exigente a nível físico e mental foi o crossfit.
Como é um dia típico para ti?
O meu dia começa pelas 7 da manhã. Preparo sempre o pequeno almoço do meu filho (eu faço jejum) e preparo-me para começar a trabalhar. Como sou trabalhadora independente, os meus horários dependem bastante da agenda do dia, mas por norma começo a trabalhar às 9h30. O meu trabalho varia muito, tanto trabalho a partir de casa, como realizo visita a obras. Costumo treinar sempre à hora do almoço.

No final da tarde, tenho o meu segundo trabalho - ser Mãe. Ajudo nos trabalhos de casa, preparo o jantar e as tarefas domésticas no geral. Adormeço o meu filhote às 21h, mas normalmente ainda trabalho depois. Vou dormir por volta das 24h.
Como é o teu estilo de treino semanal?
O meu treino é muito variado durante toda a semana:
  • Segunda - Cycle
  • Terça - Iron Workout
  • Quarta - HIIT e treino Funcional
  • Quinta - Iron Workout
  • Sexta - Crossfit
  • Sábado - Boxe
Os meus treinos costumam ter a duração de 60 minutos. Não faço musculação nem sectorizo grupos musculares.

Os Paleolíticos trabalhavam todos os grupos e, por isso, tento variar os estímulos ao máximo. Por isso, sempre que possível procuro introduzir novas modalidades, de forma ao meu corpo nunca se habituar ao mesmo tipo de estímulo. Os meus treinos são realizados na Barra Norte Crossfit e na Academia Workout.
Quais são os teus hábitos alimentares?
Faço uma alimentação Paleo há 4 anos - esse é o meu único cuidado alimentar. Não tenho horários definidos (como quando tenho fome). Faço duas grandes refeições (proteínas e vegetais) e às vezes um snack a meio da tarde. Também complemento com alguma suplementação. O meu pré-treino é sempre café e o pós-treino é um banho! :)

Sou 100% Paleo a 80% do tempo! Não acredito em dietas extremas nem em restrições alimentares, e por isso, não tenho um “cheat day”. A minha alimentação é comida de verdade, comida que eu gosto, por isso não sinto falta… Se me apetecer sair da Paleo, saio sem culpa! Sei que a base da minha alimentação é saudável e isso para mim é o mais importante.
Que influência tem o treino na tua vida?
Para mim, treinar ajuda-me essencialmente a libertar o stress do trabalho. No geral, sinto que fazer exercício é uma mais valia tanto a nível físico, como intelectual e emocional. Com o exercício fico de bem com a vida, o que se reflete em tudo!!
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
A vida é sempre feita de escolhas e são essas escolhas que definem quem somos. Nem sempre escolhemos os caminhos mais fáceis, mas escolhemos sem sombra de dúvida os caminhos que nos vão fazer crescer. Por isso não teria feito nada de diferente.
Algum conselho para quem esteja a começar?
O melhor conselho que posso dar é: Começa!! É o mais importante!!! Para ganharmos a rotina do treino é preciso insistir por 21 dias, depois disso criamos um hábito e fica tudo mais fácil. Só se consegue ser consistente nos treinos quando se passa a colocar o exercício como peça fundamental para a nossa saúde. E para não se desistir temos mesmo que deixar de lado as desculpas, elas não queimam calorias! Uma aplicação que me costumo utilizar nas férias é a Sworkit, que fornece planos de treinos variados e ajuda-me a manter-me ativa mesmo quando estou fora da rotina diária.
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
HIIT
Desporto/Modalidade
Crossfit
Exercício
Wallball
Snack saudável
Ovo 🥚
Suplemento
Probióticos, Vitamina D
Cheat Meal
Banoffe
Alguma coisa que queiras promover?
Partilha esta entrevista
Mais entrevistas 👇
26 de M02, 19
Anaísa Gonçalves
Tem 26 anos, é de Carcavelos e trabalha em marketing digital. No Instagram partilha com os 21K de seguidores a sua rotina de treinos e alimentação e fala frequentemente de temas…
29 de M01, 19
Tânia Duque
Advogada, tradutora e fã de artes marciais. Desportista desde pequena. Sofreu de anorexia nervosa e hoje é um exemplo de força de vontade e superação.
7 de M11, 18
Miguel Macedo
Natural de Fafe, é instrutor de Fitness no Solinca em Guimarães. Adora viajar, motos, gastronomia e de um bom serão entre amigos, a partilhar histórias à volta de uma mesa cheia.
Recebe em primeiro lugar entrevistas como esta com André Rebolo.
Recebe em primeiro lugar as novas entrevistas e novidades.
Inscreve-me