Treinar nunca foi tão fácil! Descobre mais de 100 espaços fitness com o Gymious.Ver mais.
3 de Janeiro, 2022
Soraia Rodrigues
Reside no Porto e é natural do Funchal. Começou por estudar enfermagem mas percebeu que a sua paixão é o desporto e formou-se como personal trainer.
Natural de
Funchal
Idade
31
Altura
1,67 m
Peso
65 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Desde miúda sempre gostei de desporto, pratiquei desportos coletivos como Basketball e Handball entre os 11 e 19 anos. Depois as responsabilidades quanto responsável de loja impossibilitaram-me de treinar durante alguns anos, e anos depois percebi que tinha que mudar, já não me sentia bem quando me olhava ao espelho e queria um estilo de vida ativo e saudável. Foi então que a paixão pela musculação começou, aos 25 anos, quando me inscrevi no ginásio Carlos Rebolo. Tudo mudou, a minha forma física, o meu mindset, o meu foco, a minha disciplina nos treinos e na alimentação fizeram a pessoa que sou hoje. É um desporto que requer paciência e persistência pois os resultados demoram e só aparecem quando nos empenhamos e levamos com rigor os treinos e a alimentação.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Eu não vivo sem ir ao ginásio, para mim o ginásio é a minha segunda casa. No Carlos Rebolo treinava 6 dias por semana e só não treinava 7 dias porque ao domingo fecha. Cada dia compito comigo mesma. Quero melhorar sempre fisicamente e progredir sempre a nível de cargas. Adoro sentir que estou mais forte que há 3/4 meses atrás num determinado exercício.
Como é um dia típico para ti?
O meu dia inicia pelas 8h da manhã. Quem me conhece diz que acordo com as galinhas, amo treinar de manhã, visto-me para treinar, tomo o meu pré treino e começo a treinar pelas 9h. Acabo o treino pelas 10h30 e faço a refeição pós treino. Sou responsável de loja e começo o trabalho às 13h e acabo às 22h. Todos os dias deito-me antes das 23h. Nas folgas, antes das 22h já estou no berço, o segredo para crescer é comer e descansar. Como de 3 em 3 horas e levo refeições para todo o lado.
Como é o teu estilo de treino semanal?
Treino 6 vezes por semana. Começo a semana com membros superiores ou seja por exemplo:
segunda - peito, ombros e tríceps
terça - pernas (quadricep)
quarta - costas e bíceps
quinta - peito, ombros e tríceps;
sexta - costas e bíceps;
sábado é dia de rosto ahah ou seja glúteos e femoral isto é um dia sagrado
O tipo de treino depende da fase, se é cut ou bulk, mas por norma faço 4/5 séries em cada exercício e entre 12-8 reps. dependendo do exercício e se é o primeiro ou o segundo treino da semana. Adoro passar os limites e ter que pedir ajuda a Deus nas últimas reps. Gosto de treinar à Carlos Rebolo chamamos a isso atitude (como diz o Lino).
Quais são os teus hábitos alimentares?
Como anteriormente referi, como de 3 em 3 horas e levo refeições para todo o lado. A minha alimentação é adaptada a mim e às minhas necessidades. Como 6 vezes e como bem, pois tenho como objetivo o crescimento muscular e para crescer temos que comer. 🙂
Quem treina forte e cumpre o plano tem direito a cheat meal, a minha refeição livre faço ao sábado e como tudo o que tenho direito. Quem me conhece diz que como mais que um homem ahah. Quanto aos suplementos tomo whey, creatina e algumas vitaminas diárias. O resto é foco, treinos, alimentação e comer com os olhos ahaha.
Que influência tem o treino na tua vida?
Eu mudei completamente não só fisicamente, mas também como pessoa. Dizem que quem treina musculação tem muita paciência, pois o tempo que demoram as progressões a nível físico e de treino há que ser muito paciente e dedicado ahah. Com as mudanças físicas ao longo do tempo comecei a sentir-me muito melhor a nível de autoestima e psicológico pois o ginásio ajuda a descarregar o stress do dia a dia.
Devido ao meu estilo de vida saudável e de treinos, comecei em 2018 a fazer trabalhos para uma linha de roupa desportiva EXPYA até aos dias de hoje.
Que música ouves enquanto treinas?
Adoro rnb, rap e old school. Passei a minha infância em Londres até aos 11 anos e desde miúda sempre ouvi esse tipo de musica.
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Tinha começado muito mais cedo a treinar musculação e a seguir este estilo de vida que muitos criticam, poucos percebem e poucos o conseguem fazer. Este estilo de vida temos que ter muita força psicológica, muita força de vontade e muita persistência e consistência, sem isso não há milagres.
Algum conselho para quem esteja a começar?
Nunca desistir! Os resultados demoram, a progressão demora, o crescimento e desenvolvimento demora. Dedicação, foco e disciplina são a chave. Há trabalhos de casa que só nós é que conseguimos fazer.. Há dias que não temos vontade de treinar, mas a disciplina é mais forte. Há dias que apetece falhar a dieta, mas o foco é mais forte que a gula. É este o meu mindset e foi isto que fez de mim o que sou hoje e de como treino além dos limites. É esta força que quero passar no futuro como Personal Trainer aos meus clientes no ginásio.
Tem 30 anos e é Personal Trainer. Diariamente inspira os seus alunos a praticarem mais exercício no seu estúdio Muscle Up Studio e nas redes sociais, onde partilha muitos treinos.
Estudante universitária e Personal Trainer de 22 anos. Pratica musculação há 5 anos e é atleta de fisioculturismo há 3 anos. Gosta de cozinhar receitas fit, conviver e inspirar…
📬️ Recebe novas entrevistas no teu e-mail
Recebe em primeiro lugar entrevistas como esta com
Marta Moura.
Recebe em primeiro lugar as novas entrevistas e novidades.