26 de M02, 2019
Anaísa Gonçalves
Tem 26 anos, é de Carcavelos e trabalha em marketing digital. No Instagram partilha com os seguidores a sua rotina de treinos e alimentação e fala frequentemente de temas como compromisso pessoal, rotinas e amor-próprio.
Natural de
Lisboa
Idade
26
Altura
1,63 m
Peso
54 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Comecei em 2013, após o verão por não estar feliz com a forma física que havia atingido. Tinha 20 anos e comecei a frequentar aulas no ginásio, cerca de três vezes por semana, com o objetivo de perder algum peso. Fui bailarina anteriormente, dos 4 aos 18 anos e, quando deixei de dançar, tornei-me bastante sedentária. Para não falar do início da faculdade, festas, quase nenhum cuidado com a alimentação. Decidi que queria perder o peso que tinha ganho e recuperar a minha forma física.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Atualmente treino porque adoro. É mesmo uma terapia para mim, e já não se reflete apenas no físico, mas tem impacto emocional também. Procuro manter uma forma física na qual me sinta bem. Gosto de me olhar ao espelho e sentir-me bem, gostar do que vejo e querer manter isso, para mim, é motivação suficiente.

Ao início apenas treinava três vezes por semana e só fazia aulas. À medida que o tempo foi passando, fui aumentando o meu gosto pelo ginásio e, quando dei por mim, estava a treinar 6 vezes por semana. Passei de fazer cardio para fazer musculação pois percebi que para conseguir o corpo que idealizava, mais definido e musculado, precisava de levantar peso a sério 😄
Como é um dia típico para ti?
O meu dia é muitoooooo longo. Acordo por volta das 6h50. Deixo sempre o pequeno-almoço preparado de véspera, as minhas papas de aveia do costume, para de manhã não perder muito tempo. Assim, é só acordar, vestir e arranjar, aquecer as papas, comer e sair. Vou de transportes para o trabalho e ainda demoro cerca de 45 entre comboio e metro. Chego por volta das 9h ao trabalho e saio às 18h. Atualmente trabalho em marketing digital e sou content marketer.

Depois do trabalho, vou treinar porque é a única altura do dia em que consigo fazê-lo e faço mesmo um esforço para conseguir ir. Saio do trabalho por volta das 18h e às 19h30 já estou no ginásio para treinar. Faço um treino de uma hora, tomo banho e sigo para casa. A primeira coisa que faço é o jantar, por volta das 21h30, depois é o tempo de preparar tudo para o dia seguinte (pequeno-almoço, saco do ginásio, escolher roupa) e deitar-me. Tento estar na cama, no máximo, às 23h.
Como é o teu estilo de treino semanal?
Neste momento treino 5x por semana. Reservo um dia para fazer treino cardiovascular e nos restantes dias faço apenas treinos de musculação, sendo 1 de superiores e 3 de perna. Os sets e as repetições dependem muito do treino que estou a fazer, em alguns exercícios tenho mais carga e menos repetições, noutros o oposto, noutros faço drop sets, outros faço em super séries… É mesmo muito variado. E o tipo de exercícios é igual, mas os meus preferidos são deadlift e agachamento, sem dúvida! Treino no Holmes Place de Oeiras.
Quais são os teus hábitos alimentares?
A minha alimentação é mesmo muito básica (se forem ao meu IG podem verificar, ultimamente tenho publicado muito a minha rotina). Tento ser prática porque não tenho muito tempo durante a semana, opto sempre por carne/peixe grelhados, arroz e batata doce, certifico-me que como legumes, sopa e fruta.

Tento não consumir muito alimentos processados, evitar açúcar e sal em excesso, não como fritos nem bebo refrigerantes ou sumos.

A nível de suplementação apenas consumo whey porque é pratica e certifico-me que ingiro a proteína diária que necessito. Não faço nenhum tipo de dieta específico, como tudo e tento ser o mais equilibrada possível nas minhas escolhas.

Não tenho cheat day, não funciona para mim estar a semana toda à espera do domingo, por exemplo, para passar o dia a comer e correndo o risco de colocar em causa o alcance aos objetivos pelos quais lutei durante a semana. Faz mais sentido ter uma refeição esporádica, quando apetece e quando se proporciona, para comer algo menos habitual na dieta. Tanto posso fazer duas refeições na mesma semana, ou estar duas semanas sem o fazer, mas não planeio.
Que influência tem o treino na tua vida?
Ui, influencia em tudo! O meu humor melhora, durmo melhor, sinto-me melhor comigo própria, sou mais produtiva…
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Tanta, mas tanta coisa! Teria sido mais relaxada no processo e não teria sido tão exigente comigo mesma. As coisas demoram tempo, mas temos a mania de querer tudo para ontem. Tornei-me muito obcecada com a comida e com os treinos e fui-me esquecendo de que existe vida para além disso… A vida é para ser vivida em equilíbrio e há espaço para tudo. Há espaço para comer uma salada e para comer uma pizza. Há espaço para ir treinar e há espaço para sair com os amigos e beber copos. É possível ter um estilo de vida saudável e um corpo “fit” sem nos privarmos de nada! A chave está no equilíbrio e na consistência 🙂
Algum conselho para quem esteja a começar?
A maior força de motivação és tu mesmo. Queres realmente mudar? Então faz disso uma prioridade. Arranja tempo, não arranjes desculpas. Ao início é uma tortura. Mudar hábitos é difícil, exige que saias da tua zona de conforto, mas sem ação não existe mudança. O segredo para ganhar rotina é forçares-te a cumpri-la. Nas primeiras semanas vai custar e vai mesmo ter que te forçar a fazê-la, mas vais ver que passado um tempo já se torna hábito e passa a ser a tua rotina natural, já nem dás por ela. Mantém sempre em mente o teu objetivo, seja ele qual for. É para ti e para o teu bem-estar que estás a trabalhar e isso deveria ser motivação suficiente.
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Perna
Desporto/Modalidade
Musculação
Exercício
Deadlift
Snack saudável
Ovo cozido
Suplemento
Whey protein
Cheat Meal
Pizza 🍕
Alguma coisa que queiras promover?
O meu Instagram, claro! @anaisagoncalves onde partilho o meu dia-a-dia com o objetivo de motivar e inspirar quem me segue a ter um estilo de vida mais saudável, a gostar mais de si e a fazer mais por si. Também dou dicas de refeições, treinos e estilo de vida no geral.
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