12 de M02, 2019
Maggy Santos
Adora correr e é hiperativa por natureza. Já fez 3 meias maratonas e vai a caminho da quarta. É autora do blog Operação o ano inteiro. Tem 26 anos e é de Lisboa.
Natural de
Lisboa
Idade
26
Altura
1,66 m
Peso
50 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Pratico desporto desde que me lembro. Comecei aos 3 anos na natação, depois ballet e ténis. Nunca fui uma aficionada pelo desporto mas como era uma criança muito ativa (para não dizer hiperativa 😂) os meus pais sempre me mantiveram em atividades extracurriculares nomeadamente as desportivas.

Quando cheguei aos 16 anos e decidi que não queria mais desportos, a minha mãe insistiu para me inscrever no ginásio e eu decidi dar uma oportunidade. Acho que foi aí a primeira vez que me dei conta que a parte estética também me interessava. Como sempre fui magrinha e tenho uma boa genética, nunca vi o desporto como um meio para ficar em forma. O desporto para mim era um forma de gastar a minha energia, quase como uma terapia mental. Comecei nas aulas de grupo: trampolins, aulas de bumbum e musculação. Só mais tarde me aventurei na sala de musculação que foi onde percebi que podia tirar os melhores resultados. E mais recentemente na corrida que é sem dúvida um desporto que me completa: onde liberto a cabeça e deixo viajar o corpo sempre ao som da minha música.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Como disse o desporto sempre esteve presente na minha vida por isso não é algo que eu planeie ou pense muito sobre: simplesmente acontece. Gosto de treinar 4x por semana normalmente de manhã antes do trabalho por isso 3 dias por semana levanto-me cedo e vou para o ginásio. Normalmente ao fim de semana faço um treino de corrida. Não tenho dias nem horários fixos para treinar por isso não sinto a pressão de ter de ir mas, ao mesmo tempo , é um compromisso que eu tenho comigo e não abdico.
Como é um dia típico para ti?
Se for ao ginásio acordo as 7h, bebo um café e saio. Vou ao ginásio, tomo banho lá, visto-me e vou direta para o trabalho. O pequeno almoço é tomado no carro e normalmente foi preparado previamente no dia anterior. O meu trabalho atualmente é de um lado para o outro portanto nunca tenho horários certos para comer: os snacks são a minha salvação e andam sempre comigo no carro. Normalmente janto em casa durante a semana por volta das 20h/21h e incluo sempre sopa e um prato principal completo: proteína, gordura e hidratos de carbono. As 23h deito-me. Sou uma pessoa que precisa de dormir mas para mim dormir é à noite que eu gosto de acordar cedo. idealmente 9h/noite, se não pelo menos as minhas 8h diárias são fundamentais para a energia e boa disposição do dia seguinte

Ao fim de semana as refeições são quase todas feitas fora de casa e não tenho grandes horários. Gosto muito de almoçar e jantar fora com o meu namorado amigos e normalmente beber uns copos. Segunda feira volta tudo ao normal: treino, trabalho, alguns eventos e dormir bem. 🙏🏽
Como é o teu estilo de treino semanal?
Pratico musculação e corrida essencialmente. Já fiz 3 meias maratonas e irei começar a preparar-me em breve para a 4a. Desde que comecei as provas oficias da EDP que não consigo faltar…🤦🏽‍♀️ a corrida é um desporto incrível que une mesmo as pessoas. Conheci gente maravilhosa 👏🏽

Algumas dicas para correr melhor.
A experiência da minha primeira meia-maratona.

Relativamente aos treinos faço 4x por semana normalmente 3x musculação e 1x corrida e os meus treinos duram cerca de 30-40min. Duram mais tempo os de corrida se forem treinos longos acima de 10km que normalmente só arranjo tempo ao fim de semana. Os de musculação normalmente faço 5-6 exercícios e vario entre 12 e 15 repetições. O meu objetivo neste momento é manutenção apenas. Não quero engordar, não quero emagrecer. Quero apenas tonificar o corpo e manter a massa muscular.
Quais são os teus hábitos alimentares?
A minha alimentação é super variada. Sou uma boa boca, como dizem os meus avós. Gosto de tudo! Ou quase tudo! Como de tudo um pouco ( exceto lacticínios ): carne, peixe, arroz, fruta, legumes e cereais acho que são as bases essenciais. Não sou extremista, sei que é no equilíbrio que está a virtude.

A única coisa que não como porque fiquei intolerante há uns anos são alimentos lácteos. Conto a minha experiência aqui. Tenho uns comprimidos que posso tomar quando quero comer alguma coisa com leite mas é raro e normalmente acontece mais com doces essencialmente fora de casa num almoço/jantar de amigos 😂

Adoro restaurantes vegetarianos e opções vegan. Um dos meus restaurantes preferidos é o Trópico do Cais onde vou no mínimo uma vez por semana que tem imensos pratos crus como carpaccios e tártaros e claro um açaí maravilhoso: uma das minhas perdições.

Em em termos de pré treino confesso que não tenho grande atenção. Se for de manhã é um café porque vou direta quando acordo. Se for ao fim-de-semana e o treino for uma corrida mais longa (acima de 8-10km) aí sim umas belas papas de aveia ou um smoothie consistente .
Que influência tem o treino na tua vida?
O treino é uma parte do meu dia a dia porque é uma parte de mim, da minha vida. Não sei da minha vida sem desporto, sem fazer uma atividade física, sem ter este momento de “relaxamento” mental. Embora sempre tenha praticado desportos mais individuais como o ténis e natação, e atualmente, a corrida sinto que o desporto me ajuda a ser uma pessoa mais equilibrada, mais realizada e consequentemente mais feliz comigo e com os outros. Já para não falar dos benefícios a nível da saúde: o desporto em moderação faz bem a tudo 💜
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Diria a Maggy adolescente para ter mais calma. Sou uma pessoa muito ativa, entusiasmada, dinâmica… nem sei tenho energia a mais basicamente 😂
Algum conselho para quem esteja a começar?
Para mim o mais importante que tudo é a consistência. Começa e não desistas!! Não precisas de ir todos os dias, várias horas ou usares muita carga. Precisas de ir com regularidade, se são 2,3 ou 4x por semana mantém essas vezes e não faltes. Assume um compromisso contigo mesmo. Os resultados vão aparecer. Tu consegues 👊🏽
Algumas das minhas dicas para conseguir melhor resultados.
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Musculação de inferiores e superiores.
Desporto/Modalidade
Corrida
Exercício
Leg Press
Snack saudável
Chocolate preto
Suplemento
Curcumina 185 da biocyte
Cheat Meal
crepes e bolachas de chocolate
Alguma coisa que queiras promover?
Partilha esta entrevista
Mais entrevistas 👇
26 de M02, 19
Anaísa Gonçalves
Tem 26 anos, é de Carcavelos e trabalha em marketing digital. No Instagram partilha com os 21K de seguidores a sua rotina de treinos e alimentação e fala frequentemente de temas…
5 de M12, 18
André Coelho
Founder e Personal Trainer na Box HD training, em Braga, onde procura sempre desafiar os seus alunos. Tem 30 anos e adora viajar e conviver com os amigos.
21 de M11, 18
Eduardo Xavier
A sua paixão é o boxe, mas não dispensa também um treino ao ar livre. Natural de Guimarães, com 29 anos é empresário na área da restauração, sócio da cadeia de restaurantes…
Recebe em primeiro lugar entrevistas como esta com Diana Souza.
Recebe em primeiro lugar as novas entrevistas e novidades.
Inscreve-me