7 de M11, 2018
Miguel Macedo
Natural de Fafe, é instrutor de Fitness no Solinca em Guimarães. Adora viajar, motos, gastronomia e de um bom serão entre amigos, a partilhar histórias à volta de uma mesa cheia.
Natural de
Fafe
Idade
30
Altura
1,83 m
Peso
88 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
A atividade física sempre esteve presente no meu quotidiano, desde miúdo. Iniciei pela natação, mais tarde as modalidades coletivas (andebol e futebol), depois vieram os desportos motorizados (motocross e kartings) e, por final, o downhill. Todo este período durou desde os 4 anos até ao secundário. Entretanto enverguei pela área de desporto e surgiu o ginásio por volta dos 18 anos. A rotina de um estilo de vida saudável sempre esteve presente, não pelo culto do corpo, mas sim pela energia presente e gosto pelo que fazia. Este sim foi o meu primeiro hobby.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Nos dias de hoje, o hobby passou a profissão. Treino para me manter em forma a desempenhar todas as minhas funções laborais, principalmente, nas aulas de grupo, cerca de 15 semanais, que vão desde Body Pump, Body Attack, Les Mills Grit, ShBam, RPM e algumas modalidades freestyle. Procuro sempre dar o máximo tanto a nível físico, como motivacional, pois acredito que há sempre alguém a superar-se, a dar um pouco mais de si, tentando alcançar cada objetivo traçado.
Como é um dia típico para ti?
Seguindo o ditado "de manhã começa o dia", o meu arranca por volta das 6h, despertar, saltar da cama e ir a correr tomar o pequeno-almoço, por norma preparado no dia anterior, pois de manhã o tempo é escasso e a fome é muita. Saco pronto, média de 3 mudas de roupa, e sigo que as 7h estão mesmo a bater e a agenda está preenchida. Divido o dia entre a Interação Técnica (Sala de cárdio e musculação), personal trainer e aulas de grupo. Por volta das 22h, estou de regresso a casa, onde se inicia a rotina de preparação do dia seguinte, desde a prescrição, às coreografias, às refeições, à roupa suja…

Tento manter a rotina de treino de força, pelo menos, 3 dias por semana, cerca de 30 a 45 minutos, no máximo, sem hora específica, mas com a certeza de que vai acontecer.
Como é o teu estilo de treino semanal?
Sendo Instrutor Les Mills pratico todos os programas que leciono, tendo um consumo calórico médio de 3500kcal, por dia. O meu treino específico não se prolonga mais do que 45 minutos, já as aulas variam entre 30 a 60 minutos. Treino na melhor cadeia de ginásios do país, Solinca Health & Fitness, em Guimarães.
Quais são os teus hábitos alimentares?
Fazendo um rácio alimentação vs. treino, dividia isto num 70% vs. 30%. O treino é importante, a dieta é tudo! Os meus dias são compostos por duas refeições (pequeno-almoço e almoço) de grande abundância, fazendo um jejum médio de 16h, pois é assim que me sinto bem, mais capaz a desempenhar as minhas funções, mais apto para as minhas tarefas e porque de tudo a que me sujeitei é o que me faz sentir melhor.

O que como varia do número e do estímulo das aulas que vou dar nesse dia. Por norma só coloco hidratos de carbono no pequeno-almoço (e nem sempre), prefiro dar prioridade às gorduras e proteínas.

Os hidratos retardam muito o meu processo digestivo (até me dão sono) e não gosto dessa sensação, gosto de desempenhar as minhas tarefas de “estômago vazio”, evitando indisposição e qualquer refluxo possível. Além disso, sinto-me mais leve, mais ágil, mais capaz, mais eu. Por exemplo, quando dou aula às 7h vou em jejum, fazendo o pequeno-almoço só após o duche.

Também gosto de um bom serão entre amigos, a partilhar histórias em volta de uma mesa cheia, não me privo, o equilíbrio é a chave do sucesso.
Que influência tem o treino na tua vida?
Todo o mundo tem um objetivo (físico, pessoal, profissional), atualmente o meu é ajudar a que cada um atinja o seu físico desejado, a sua limitação vencida, o seu estereótipo alcançado, promovendo sempre um estilo de vida saudável, sendo que a parte social faz parte disso e não nos devemos “fechar” em torno de um culto, o bem estar mental é muito importante para a harmonia física.

Incutir a atividade física contínua nos nossos dias é promover uma melhoria da saúde, uma redução na ida ao médico. Sendo que, no nosso país, menos de 5% da população pratica desporto de forma regular, dá que pensar! Quando trabalhamos com saúde temos de estar sempre atualizados, procurar estudos, fomentar as tendências e perceber se estamos no caminho certo, a influência é total.
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Possivelmente, teria iniciado o treino de força um pouco mais cedo e como tudo é aprendizagem, não teria descuidado o treino/alimentação durante a primeira licenciatura (Direito). Nos dois primeiros anos desta, houve um descuido total e o peso explodiu. Após uma tomada de consciência as rotinas foram retomando, foi um processo de transformação enorme. A solução está em dar o primeiro passo e não desistir. Conto convosco!
Algum conselho para quem esteja a começar?
Procurem sempre bons ginásios, que tenham pessoal qualificado, onde juntos consigam traçar as vossas metas. Não perder o foco é a chave do sucesso. Um Personal Trainer é um grande aliado para toda uma boa técnica, para uma quebra da monotonia, maior motivação. Fatores que se traduzem em bons resultados.
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Tri Séries
Desporto/Modalidade
RPM
Exercício
Clean and Press
Snack saudável
Frutos Secos
Suplemento
Proteína
Cheat Meal
Francesinha
Alguma coisa que queiras promover?
Podem ficar a par de estudos científicos que defendo sobre treino e dieta, através do meu Wordpress. Seguir um pouco do meu dia-a-dia via Instagram, @miguel_macedo. Ou ficar a par de eventos fitness que participo, com registo vídeo e fotográfico, espreitando o meu Facebook.
Partilha esta entrevista
Mais entrevistas 👇
16 de M04, 19
André Silva
Criado numa família de desportistas, desde cedo começou a praticar exercício. A sua paixão pelo desporto motivou-o a seguir uma carreira na área. Atualmente é Personal Trainer, e…
6 de M03, 19
Francisco Faria
Modelo e marketer de 26 anos, natural de Braga. É muito disciplinado com os treinos, mesmo quando viaja. Os seus desportos preferidos são padel, corrida e treino de ginásio. É…
7 de M05, 19
Ricardo Rodrigues
Começou a natação aos 6 anos. Fez musculação, jogou futsal e atualmente pratica crossfit. Aos 37 anos adora brincar com o filho, treinar ao ar livre com amigos e viajar.
Recebe em primeiro lugar entrevistas como esta com André Rebolo.
Recebe em primeiro lugar as novas entrevistas e novidades.
Inscreve-me