16 de M04, 2019
André Silva
Criado numa família de desportistas, desde cedo começou a praticar exercício. A sua paixão pelo desporto motivou-o a seguir uma carreira na área. Atualmente é Personal Trainer, e também Treinador e Atleta de Crossfit.
Natural de
Braga
Idade
30
Altura
1,78 m
Peso
84 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Desde que me lembro que faço todo o tipo de desporto. Nasci numa família de atletas, o meu pai foi jogador de futebol do SC Braga e a minha mãe também fazia parte da equipa de atletismo do mesmo clube. E talvez tenha puxado desde muito cedo o meu gosto pela prática desportiva. Vivo o desporto num seu todo… gosto de praticar, gosto de ver, gosto de viver e promover tudo que seja prática desportiva.

Comecei por praticar futebol. Aos 5 anos de idade estava a começar a dar os primeiros passos nas escolinhas do SC Braga. O meu pai era treinador da formação do clube e logo aí comecei a dar os primeiros toques na bola. Ser futebolista era o meu sonho de menino, mas nem sempre filho de peixe sabe nadar (pelo menos tão bem como o pai). Cheguei a praticar todo o tipo de desportos, basicamente gostava de fazer tudo. Fiz natação, badminton (fui corrido pelos meus pais do futebol para o badminton durante um ano por ser um “terrorista” na escola), passei pelo atletismo, e dei uns toques no basquetebol e no andebol do Desporto Escolar.

Mas vinha sempre dar ao mesmo, a minha paixão de sempre - o futebol. Joguei futebol federado até há 3 anos atrás. Infelizmente uma lesão grave fez-me pensar no risco que estava a correr a cada treino e a cada jogo, caso outra lesão do género ocorresse. Trabalho no ramo da actividade física e não podia ficar sem exercer a minha profissão durante um período tão grande outra vez. Foi nessa altura que conheci e comecei a fazer a Crossfit. Desde logo a modalidade me encantou, e com 5 meses de prática, já estava a participar numa prova nacional em pleno Meo Arena na categoria de iniciação (scaled). Hoje em dia é a modalidade que eu pratico regularmente, pois sou treinador e atleta de crossfit.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Treinar para mim é um vício, e uma constante no meu dia-a-dia, não consigo ficar sem treinar muito tempo. Faz parte de mim e do meu bem-estar. Por isso, treino praticamente todos os dias para me sentir fisicamente e psicologicamente bem, tentando também, é claro, manter o foco na minha performance dentro da modalidade que pratico.
Como é um dia típico para ti?
Não tenho uma rotina diária pré-definida. O meu trabalho não permite que isso aconteça. Tenho um horário fixo dentro da box onde trabalho como treinador, a N14 Crossfit, e depois tento ocupar todos os blocos livres como Personal Trainer no Sports Place.

Guardo normalmente o fim da manhã (pré-almoço), para fazer o meu treino diário na box. Podendo às vezes, e quando a agenda o permite, deixar um segundo bloco de treino para a parte da tarde, na box ou no ginásio. No fim do dia quando chego a casa, não tenho tempo para muito. É basicamente jantar, planear aulas e treinos, e descansar para o dia seguinte.
Como é o teu estilo de treino semanal?
Neste momento a única modalidade que pratico é o Crossfit. Faço também algum trabalho acessório de musculação no ginásio, mas só como complemento. Por norma treino 6 vezes por semana, fazendo um trabalho de recuperação ativa a meio da semana, à 5ª feira, e descansando totalmente apenas ao domingo.

Sendo o Crossfit um desporto bastante desgastante a nível físico, “ouço” sempre o que o meu corpo me diz, podendo variar algum dia de descanso. O meu tipo de treino foca-se principalmente nos pontos que identificam a modalidade: treino funcional, constantemente variado e de alta intensidade. Fazendo também algum trabalho de força e weightlifting. É quase todo feito na N14 Crossfit Braga, ficando às vezes alguma parte do treino acessório para fazer no Sports Place.
Quais são os teus hábitos alimentares?
Faço uma alimentação baseada no que acho que é mais benéfico para mim, tendo em conta a obtenção do máximo rendimento no dia a dia. Tento ter o máximo de cuidado com a minha alimentação diária,mas não sou adepto de nenhuma dieta restrita. Tudo tem que ter um equilíbrio e a nossa alimentação não deve ser uma excepção.

Evito ao máximo fritos ou açucares, por exemplo, mas não sou extremista ao ponto de os eliminar por completo da minha alimentação. Basicamente, apesar de ter a noção que podia ter uma dieta ainda melhor considero ter uma boa alimentação diária, e se me apetecer comer a chamada “asneira” faço-o. Opto por fazer uma ou outra cheat meal, mas nunca um cheat day.

Em termos de suplementação sigo a mesma linha da dieta. Uso só o que acho que tenho necessidade de suplementar e o que funciona bem em mim. Por norma tomo diariamente o meu Omega, e não abdico da proteína e dos hidratos pós treino. Em algumas fases da época, faço também suplementação de creatina.
Que influência tem o treino na tua vida?
Para mim o treinador ou personal trainer tem que ser sempre o exemplo para todas as pessoas que o rodeiam dentro da sua área profissional, e principalmente para os seus alunos. Somos aquilo que muitas vezes os nossos alunos querem ser, e o motivo pelo qual eles nos escolheram para os ajudar a atingir os seus objetivos. Por isso, tento que o meu treino seja no seu todo, parte integrante da minha vida e do meu bem estar, assim como dos que me rodeiam diariamente no ginásio, na box, ou até na rua.
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Seria mais fácil dizer quer sim, e mudar umas quantas decisões e opções lá atrás. Mas vou acreditar que tudo o que fiz foi o melhor para mim.
Algum conselho para quem esteja a começar?
O principal de tudo é nunca desistir do nossos objectivos e manter o pensamento positivo. Se queremos muito que eles se concretizem, temos que ter paciência e lutar por eles. Insiste, persiste e nunca desiste! Só assim é que conseguimos la chegar.
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Hero WOD - Murph
Desporto/Modalidade
Crossfit
Exercício
Ring Muscle Up
Snack saudável
Frutos secos
Suplemento
Proteína Whey
Cheat Meal
Francesinha
Alguma coisa que queiras promover?
Podem-me seguir no meu instagram, @aandressilvaa, onde vou colocando parte do meu dia a dia como treinador de Crossfit e Personal Trainer, assim como alguns dos meus treinos diários e dos meus alunos.
Partilha esta entrevista
Mais entrevistas 👇
12 de M12, 18
Beatriz Santos
Desportista desde pequenina. Modelo freelancer e estudante do curso de Gestão de Empresas na Universidade de Lisboa. Ambiciona um dia lançar a sua própria marca de roupa.
21 de M11, 18
Eduardo Xavier
A sua paixão é o boxe, mas não dispensa também um treino ao ar livre. Natural de Guimarães, com 29 anos é empresário na área da restauração, sócio da cadeia de restaurantes…
15 de M01, 19
Inês Neto
Com 26 anos é Enfermeira em Urgências Pediátricas e Maternidade e também modelo fotográfica de marcas desportivas e de biquinis. A sua grande paixão é a praia.
Recebe em primeiro lugar entrevistas como esta com Tânia Duque.
Recebe em primeiro lugar as novas entrevistas e novidades.
Inscreve-me