26 de M03, 2019
Mafalda Baptista
Tem 30 anos, vive no Porto e é apaixonada pelo Cross Fit - como modalidade e estilo de vida. Trabalha na área do desporto onde se dedica a ajudar as pessoas com quem trabalha a atingirem os seus objectivos, serem saudáveis e a superarem qualquer desafio.
Natural de
Lisboa
Idade
30
Altura
1,58 m
Peso
53 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Ora bem.. desde miúda sempre fiz desporto, sendo que o me sempre me apaixonou foi a Capoeira, e mais tarde comecei a fazer ginásio apenas por ser a única modalidade que os horários da faculdade e do trabalho permitiam. Desde o primeiro dia que me perguntaram qual o meu objetivo eu respondi : “Quero fazer elevações na barra”… Desde aí, e graças às pessoas certas que fizeram parte das várias etapas da minha vida, fui sempre crescendo, evoluindo e alimentando mais e mais esta paixão pelo desporto e por querer sempre melhor no que faço.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Actualmente o que me motiva é principalmente o exemplo que podemos ser para quem nos observa dia após dia… os meus alunos, as pessoas que convivem comigo. O facto de poder ter alguma influencia na vida de alguém é sempre o mais importante, e que isso seja o mais positivo possível. Se tens nas tuas mãos o poder de mudar e melhorar a vida de alguém, faz, ou pelo menos tenta que vejam em ti um exemplo. Como praticante de Crossfit, tento sempre crescer e evoluir todos os dias, não deixando que as fraquezas me limitem, mas sim que me desafiem. O caminho que percorri até hoje é muito devido a ter tido sempre as pessoas certas do meu lado. Acredito eu é esse é o segredo.
Como é um dia típico para ti?
O meu dia começa normalmente as 6h e dou sempre a primeira aula da manha de Crossfit na N14 Crossfit ou no CFAntas, de seguida costumo treinar por volta das 10h. Faço normalmente uma aula da N14 ou das Antas e de seguida faço algum treino mais acessório para melhorar aquilo em que tenho mais dificuldade, caso não consiga faço esse treino à tarde. O meu horário de trabalho varia ao longo do dia, mas começa sempre as 7h e acabo sempre por volta das 21h, o que me impede de deitar muito cedo, mas tento sempre deitar me antes das 23h.

No final dum dia de trabalho, antes de desligar de tudo e de ter aquele tempo off, organizo tudo para o dia seguinte: as refeições tenho a ajuda da Marmitando, organizo as coisas para o treino e revejo/preparo as aulas que vou dar no dia seguinte. Tento sempre fazer uma reflexão de como correu o dia, o treino, as aulas, de modo a entender o que poderia melhorar para o próximo dia.
Como é o teu estilo de treino semanal?
Eu pratico apenas Crossfit que, a meu ver, engloba tudo. Os meus treinos são à volta de 2 horas e não trabalho grupos musculares isolados, trabalho sim capacidades físicas e perfomance.

Tento sempre ser mais forte, mais rápida, mais explosiva, mais focada, mais resistente, mais coordenada, mais flexível, e sempre dar o melhor de mim a cada dia sem apressar o processo de treino e aproveitando e saboreando cada etapa, cada dia. Mantendo a persistência e a paciência sempre presentes.
Quais são os teus hábitos alimentares?
A nível alimentar, tento apenas que os meus hábitos sejam o mais saudáveis e variados possíveis. Procuro evitar alimentos processados, açucares (que é o mais difícil =P), gorduras e não fumo nem bebo. Quem me ajuda neste campo é o Sérgio Veloso e a Metaclinic, que me segue a nível da nutrição e da suplementação, com a ajuda também da Gold Nutrition. A nível da alimentação tenho também a ajuda incomparável da Marmitando que me prepara todas as minhas refeições com as quantidades certas, sempre com alimentos variados e de alta qualidade. Sinto que eles são os meus pilares no que diz respeito a alimentação pois são ambos uma ajuda fenomenal. Faço uma alimentação normal apenas com as quantidades adequadas ao meu estilo de vida, e tento apenas fazer uma cheat meal por semana. Normalmente não como comida muito condimentada nem com molhos elaborados, prefiro coisas simples. Nas alturas de competição normalmente sou mais regrada na alimentação mas tento manter sempre a mesma linha durante todo o ano.

A sumplementação que tomo passa muito pelo básico: Whey, Omegas, Vitaminas, Magnésio, ZMA, e pouco mais. Sendo que após os treinos bebo sempre whey e uma banana. Em pré treino…. Café =P
Que influência tem o treino na tua vida?
Eu vivo na influência do meu treino, visto que o meu trabalho gira à volta disso. Entrar na área do desporto e focar o meu trabalho no Crossfit foi das melhores decisões que tomei. Eu ensino aquilo que faço, logo sou influenciada pelo mesmo constantemente. Aprendo todos os dias, pois acho que nunca deixamos de aprender com quem quer que seja, e tento ser sempre melhor no que faço. O Crossfit cria um estilo de vida saudável naqueles que o praticam tanto a nível físico como mental. Existe uma maior confiança nas nossas capacidades e um enorme espirito de comunidade e de entre ajuda entre grupos.
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Teria começado mais cedo a praticar Crossfit, e ter trabalhado mais na prevenção de lesões e mobilidade.
Algum conselho para quem esteja a começar?
Eu guio me por 3 palavras: Resiliência, Perseverança e Disciplina. Isto leva-nos até onde quisermos ir, o importante é acreditarmos sempre em nos, mesmo que nem sempre seja fácil. Tudo é um processo e tudo leva o seu tempo, apressar algo não nos vai fazer chegar mais rápido. Nem todos nascem com talento mas todos podem se esforçar ao máximo, e isso normalmente é o que distingue os bons os melhores. “Be relentless.. be patient..”
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
WOD Amanda
Desporto/Modalidade
Crossfit
Exercício
Snatch
Snack saudável
Bolinho de aveia com claras, canela e manteiga de amendoa da casca rija
Suplemento
Whey
Cheat Meal
Sushi
Alguma coisa que queiras promover?
Podem-me seguir no meu instagram, @mafz.baptista.cf, ou no meu Facebook. Assim conseguem ter uma ideia do que faço, a nível de treinos, ou de trabalho tanto na N14 Crossfit como no CFAntas, assim como acesso às marcas com que trabalho: Marmitando, Metaclinic (Sérgio veloso), Rocktape, wodyouneed e Cascarija.
Partilha esta entrevista
Mais entrevistas 👇
28 de M05, 19
Bruno Falcão
Aos 4 anos iniciou-se no ténis. Hoje com 28 é PT, no Porto, com um percurso que passou por diversas modalidades.
12 de M06, 19
Duarte Cerdeira
Instrutor de Fitness e PT de 30 anos, natural de Braga. Aos 27 anos descobriu que tinha diabetes tipo 1, aprendendo a lidar e a incorporar o treino como parte da terapia.
19 de M02, 19
Pedro Barbosa
Da advocacia a professor de yoga. Carioca a viver em Lisboa. Gosta de estar em família e amigos, de meditar, surfar e estar sempre em atividade!
Recebe em primeiro lugar entrevistas como esta com Simone Matos.
Recebe em primeiro lugar as novas entrevistas e novidades.
Inscreve-me