30 de M04, 2019
Mariana Passos
Tem 28 anos e é da Lapa. Começou a correr em 2013 e desde então nunca mais parou. Já fez uma meia maratona em NY e está a preparar-se para correr em mais competições.
Natural de
Lisboa
Idade
28
Altura
1,68 m
Peso
53 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Sempre fiz desporto. Joguei volei como federada, Futsal pela escola, natação. Em 2013 mudei-me para o Brasil, e comecei a comer muita coisa e sem fazer exercício. E foi então, 6 meses depois, que decidi que precisava de perder peso e começar a fazer exercício. Fui para a passadeira, corri 2km, e morri. Voltei a tentar e fui aumentando a distância, e convenceram-me a tentar uma prova de 8km, e assim foi. Comecei a correr!
E atualmente, o que te motiva a treinar?
O que me inspira é a vontade de querer melhorar e fazer mais. Adoro a distância dos 42,195km e fazer uma maratona é um desafio psicológico, físico e emocional. São precisos meses de preparação, abdicar de muita coisa, acordar às 5/6h e enfrentar o frio, chuva. Procuro melhorar a minha performance na corrida e ser todos os dias melhor. Comecei com os 2km, em que morri, e fui aumentando a distância. Cheguei aos 42km e hoje é a prova que mais gosto, aquilo que me dá vontade de saltar da cama e ir para o ginásio.
Como é um dia típico para ti?
O meu dia começa normalmente às 6h (pode ser mais cedo, se tiver corrida e musculação), preparo a mala do ginásio, visto o equipamento, calço os ténis e vou passear a minha cadela, Sampa. Preparo o almoço, pequeno almoço e lanches, como bastante e preciso de ter sempre comigo a marmita.

Se tiver treino de corrida, acordo às 5h e corro na rua até às 6h e depois vou para o ginásio. O meu dia de trabalho começa entre as 9h e as 10h. Trabalho com ecommerce na L’Oreal na divisão de Cosmética Activa.

Depois do trabalho, ou vou ver a minha sobrinha e aproveito todos os segundos para brincar com ela, ou vou directa a casa para poder passear a Sampa e depois começo a fazer o Jantar.

Nos dias em que não consigo treinar de manhã, ainda vou ao ginásio ao fim do dia. Mas sempre que posso prefiro treinar de manhã, para sentir que já despachei o meu dia e que ao fim do dia posso fazer o que me apetecer. Normalmente, depois do jantar deito-me no sofá e fico a ver séries, relaxar e descansar. Deito-me por volta das 23h30/24h.
Como é o teu estilo de treino semanal?
A modalidade que pratico com mais frequência durante a semana é a corrida. Sou acompanhada pelo Ricardo Ribas na parte da corrida e Mariana Freitas na musculação.

Treino 6x por semana, 6x corrida e 3x musculação. A sessão de treino de corrida varia, podem ser 45’min ou 2h30. A musculação normalmente dura 40min. Por norma os meus treinos englobam superiores e inferiores, e são focados na preparação para a corrida. Se estiver a fazer com mais carga, diminuo o número de repetições, para 8-10 e faço um esforço maior. Treino no Fitness Hut.
Quais são os teus hábitos alimentares?
Eu sigo a dieta flexível, e sou acompanhada, neste momento, pelo Team Transformerz. A dieta flexível baseia-se na contagem de calorias, e macronutrientes. Posso comer tudo o que quiser, desde que encaixe nas minhas macros e calorias. Porém, gosto de comer de forma saudável e desta forma também posso comer maiores quantidades. Quem me conhece, sabe que passo o dia a comer 😄

As minhas refeições começam por norma antes do treino, com alguma coisa que me dê energia para o treino. Uma barrita da prozis, um banana, pasta de amendoim, entre outras opções. Tomo o pequeno almoço às 10h e aqui vai depender do que me apetece, ou um Skyr, um pão, panquecas, papas de aveia, depende muito. Almoço à 13h (varia diariamente), lancho às 16h/17h e vou variando também entre fruta, barritas, etc. Faço um snack às 19h porque tenho sempre fome 😄
E janto às 21h/22h.

Em termos de suplementação, como faço a dieta flexível, acabo por não tomar. Às vezes utilizo whey para cozinhar, ou quando me falta proteína no dia. Mas acabo por colmatar com alimentação. Tenho sempre um cheat day, em que aumento as calorias para o dobro, e é também o dia em que faço o meu treino mais longo, por norma acima dos 20km. 🙂
Que influência tem o treino na tua vida?
O treino influencia o meu dia a dia, quando sou obrigada a deixar de correr, por uma lesão, uma bolha, o que for, fico menos produtiva, mais irritadiça e a minha imunidade desce abruptamente. Rapidamente me constipo, o que não acontece se tiver a correr regularmente e com o nível de treinos elevado.
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Teria começado a correr mais cedo e não teria parado de treinar durante 1 ano e meio (entre 2016 e 2018) 🙂
Algum conselho para quem esteja a começar?
Começa com calma, procura um profissional que te possa ajudar no início. Não vás com “a sede toda ao pote”. As coisas demoram o seu tempo a alinharem-se.

Começa com 3 treinos por semana, e vai aumentando. Se queres correr, procura companhia, conhecer pessoas que gostem tanto de o fazer que te vão influenciar a não desistir. Tenta ver quais as melhores sapatilhas (ténis como eu gosto de dizer) para a tua pisada, pace e peso - vais evitar muitas lesões. Procura um bom massagista desportivo, faz musculação como complemento e experimenta inscrever-te numa prova de 10km.
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Treino longo de corrida
Desporto/Modalidade
Corrida 🏃‍♀️
Exercício
Agachamento
Snack saudável
Pasta de amendoim
Suplemento
Whey de chocolate
Cheat Meal
Sushi 🍣
Alguma coisa que queiras promover?
O meu instagram (@marianasteps) começou a evoluir e hoje em dia, o meu principal objetivo é motivar outras pessoas a serem mais saudáveis, a correrem, a fazer exercício e apaixonarem-se, tanto como eu, por este estilo de vida. E se quiserem bolos decorados, também tenho essa faceta e podem ver no facebook: Mais olhos que barriga.
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Adora correr e é hiperativa por natureza. Já fez 3 meias maratonas e vai a caminho da quarta. É autora do blog Operação o ano inteiro. Tem 26 anos e é de Lisboa.
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