Em relação à alimentação, sou eu que preparo todas as minhas refeições. Gosto de ter um plano alimentar prescrito por nutricionista que possa seguir, sinto-me mais orientado no que tenho de comer no meu dia-a-dia.
Tento sempre seguir uma alimentação limpa, saudável e com o máximo de variedade. Não tenho horas certas para comer, mas tento nunca estar mais de 3 horas sem uma refeição. Dou preferência sempre a refeições sólidas.
A base da minha alimentação é: ovos, claras de ovo, aveia, abacaxi, kiwi, papaia, peito de frango, pescada, salmão, arroz basmati e thai, batata doce, amêndoas, manteiga de amendoim, iogurte grego ligeiro, salada, tortilhas de arroz, brócolos, espargos e claro muita água. O que vou comendo e as quantidades vai dependendo do meu objetivo naquele momento. Por norma, os meus pré e pós treinos são refeições sólidas, por exemplo, frango com arroz ou lombos de pescada com salada e tortilhas de arroz.
Em relação à suplementação, tomo algumas vitaminas que me foram aconselhadas. A suplementação tem que ser bem aconselhada e sempre prescrita por alguém da área. Não façam o que eu faço, porque o que me está a fazer bem a mim pode não fazer a outra pessoa. Cada caso é um caso. Por norma no meu plano alimentar costumo ter:
- Multivitamínico.
- Ómega 3.
- Vitamina C.
Nos sábados, ao jantar, gosto de fazer uma “cheat meal”. Faço esta refeição porque realmente preciso dela, chego ao fim-de-semana e gosto de usufruir de algumas coisas que não tenho oportunidade durante a semana e uma delas é ir a um bom restaurante, apreciar uma refeição diferente das que estou habituado. Acaba por ser um momento de prazer para quem gosta de comer e experimentar pratos diferentes, que é o meu caso.
Com esta refeição sinto-me capaz de fazer mais uma semana a cumprir com a minha alimentação, não tão saborosa, mas que eu também gosto muito. Porque aqui não está em questão se é uma dieta ou não, mas sim um estilo de vida. Se estamos simplesmente a cumprir o que diz numa folha e não gostamos de nada que ali está, vai ser difícil conseguirmos fazer aquele tipo de alimentação. Temos de optar se queremos seguir um estilo de vida saudável ou não. Se a opção for seguir, temos de procurar juntamente com o nosso nutricionista os alimentos saudáveis que nos saibam bem.