15 de M07, 2019
Bruno Lourenço
Tem 25 anos, é de Viseu e vive no Porto. Tem um mestrado em Multimédia, mas foi na área do Exercício Físico que complementou a formação. Atuamente trabalha como Personal Trainer e Online Coach.
Natural de
Viseu
Idade
25
Altura
1,68 m
Peso
80 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Comecei a ir ao ginásio aos 17 anos, a convite de um amigo que quis companhia para treinar durante os meses de verão. Fazíamos todos os dias 6km de bicicleta para cada lado.

Rapidamente dei por mim a pesquisar na internet como devia comer e treinar para melhorar a minha evolução. Cheguei ao ponto em que disse que não fazia sentido comer e treinar como um “atleta” se não fosse efetivamente para competir. Foi então que decidi preparar-me para a primeira prova.

O cuidado com a minha forma física foi algo que fui adquirindo e solidificando, não sinto que tenha acontecido de um dia para o outro.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Atualmente o meu mindset está bem diferente. Para além do meu bem estar físico e autoestima, vejo o treino como uma forma de libertar o stress e moldar o corpo como o idealizo. A verdade é que é tão bom podermos esculpir o corpo mas ao mesmo tempo senti-lo como um desafio diário. Nunca me dou por satisfeito e isso faz-me querer sempre mais.
Como é um dia típico para ti?
O meu dia começa pelas 7h com o cárdio em jejum onde aproveito para ouvir música, refletir sobre o que estou a fazer e planear o meu dia. Assim que regresso a casa, preparo o pequeno almoço e começo o meu o trabalho respondendo aos meus clientes online. Estou também no Ginásio Paço do Rei, em Gaia, a acompanhar os clientes em sala.

Sou mestre em Multimédia pela FEUP, mas formei-me recentemente como Técnico Especialista em Exercício Físico e neste momento sou Personal Trainer a “full time”. Por norma treino sempre antes de iniciar o meu trabalho no ginásio, por isso a hora varia ao longo dos dias, no entanto prefiro sempre treinar cedo.

Tanto trabalho às 10 da manhã como da noite, mas gosto de tirar o fim de tarde para ler, ver alguns vídeo no Youtube, e claro, estar com os amigos e namorada. O meu dia termina por volta das 23h30 e sempre da mesma forma: claras com ovos 😅
Como é o teu estilo de treino semanal?
Neste momento pratico musculação e cardio 7 dias por semana. A duração do treino depende sempre da fase em que esteja, do local e do tempo que tenha, mas não gosto de treinar mais do que 45 minutos. Faço 1/2 grupos musculares em cada sessão, variando os treinos de acordo com os pontos que sinto que devo melhorar.

Relativamente às repetições, não sou “agarrado ao papel”. Para mim o importante é saber treinar, pois se for bem trabalhado o músculo vai ser sempre forçado a crescer. O meu ginásio de eleição para treinar é (claro!) o Paço do Rei em Gaia.
Quais são os teus hábitos alimentares?
Durante o ano a minha alimentação varia imenso mas o meu dia divide-se sempre com 6 refeições de 3 em 3 horas. Se me estiver a preparar para uma competição limito-me a cumprir o que meu treinador mandar, se estiver mais “off” adoto uma metodologia mais flexível. Flexível, entenda-se, manter sempre a alimentação saudável mas não ter problemas em comer diferentes fontes de hidratos ou proteína ou até mesmo alguns snacks saudáveis.

A base da minha dieta é: aveia, arroz, batata doce, massa, frango, carne de vaca, salmão, whey, ovos, fruta (abacaxi, banana e frutos vermelhos) e manteiga de amendoim ou frutos secos. Depois acrescento pontualmente alguns toppings como chocobutter ou ketchup zero.

Ao sábado aproveito sempre para jantar com os amigos e/ou namorada e fazer uma cheat meal. A minha suplementação é o básico: multivitamínico e omega 3. Para pré-treino só mesmo um café e, caso esteja com a ingestão calórica mais elevada, adiciono ao pós-treino uma banana e uma dose de whey.
Que influência tem o treino na tua vida?
Como gosto de treinar cedo, parece logo que o meu dia é muito maior e mais produtivo. Para além de ser uma forma de melhorar a saúde física e mental, treinar - especialmente sempre que consigo fazer mais uma repetição ou levantar mais peso - ajudou-me a perceber que muitas vezes os limites estão apenas na nossa mente, tanto no âmbito pessoal como profissional.

Por outro lado, adoro treinar com pessoas diferentes e trocar conhecimento, desde a pessoa que acabou de chegar ao ginásio até ao bodybuilder profissional, a verdade é que existem muitos dias que treino com clientes do ginásio e eles acabam também por me motivar.
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Costumo dizer que vale mais arrepender-me por fazer do que por não fazer. Portanto sempre que fiz algo que acho que não devesse ter feito, procuro tirar lições para o futuro e aprender com isso.
Algum conselho para quem esteja a começar?
Deixa as desculpas de lado. Não há nada que possas dizer que deixe a tua falta de vontade sobressair pois vais sempre encontrar alguém que possas tomar como exemplo. E digo exemplo porque não te deves comparar mas sim encontrar pontos-chave que te motivem. Se desistires, nunca vais saber o que és capaz de alcançar.
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Ombro
Desporto/Modalidade
Culturismo
Exercício
Press militar
Snack saudável
Papas de Aveia (com frutos vermelhos e manteiga de amendoim)
Suplemento
Whey
Cheat Meal
Algo caseiro (posso cozinhar o que quiser 👨‍🍳)
Alguma coisa que queiras promover?
No meu instagram, @brunomiguelcl, podem acompanhar todo o meu trabalho. Publico diariamente dicas de alimentação, treinos e rotina. No meu canal do Youtube coloco semanalmente receitas, dicas, reviews e treinos! Se tiverem vontade em mudar o vosso estilo de vida, enviem mensagem e tirem as vossas dúvidas, estou sempre disponível para ajudar. Podem também vir fazer um treino ao Ginásio Paço do Rei, terei todo o gosto em vos receber!
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