2 de M01, 2019
Inês Afonso
É Personal Trainer. Começou na natação, passou pela equitação, entre outras modalidades até começar no fitness. A sua paixão mais recente é o Yoga.
Natural de
Alcochete
Idade
27
Altura
1,66 m
Peso
55 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Treinar sempre fez parte da minha rotina diária, desde a minha infância. Felizmente tenho uma estrutura familiar fantástica que sempre me incutiu bons hábitos de treino e alimentação. A um nível mais ritmado comecei aos 6 anos na Natação, modalidade que pratiquei até aos 15 anos. Dos 15 até aos 22, a modalidade de eleição foi a equitação. Apesar de pelo caminho ter praticado outras modalidades, estas foram as que exigiram maior dedicação. Só mais tarde comecei no fitness, já quando estava no primeiro ano de Mestrado.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
A grande motivação advém muito da qualidade de vida que quero para o meu futuro. Fico deliciada quando vejo casais de idosos a viajar o mundo, cheios de saúde e histórias para contar. Sem dúvida que esta é a minha prioridade.

Claramente que a nível de auto-estima também procuro sentir-me o mais confortável comigo própria. Gosto de me desafiar, superar e de sorrir internamente para o que construí externamente. As modalidades que pratiquei foram bastante exigentes a nível cardiorrespiratório e de força de membros superiores. Sempre fui muito magrinha, não conseguia ver 50 kg na balança até há uns anitos atrás. Até que bati o pé e fui à procura do que faria ultrapassar esse desafio. Hoje treino 6 vezes por semana e, dependendo das fases, treinos de musculação e cardiovasculares fazem parte da minha rotina semanal.
Como é um dia típico para ti?
Por norma começa bem cedo, entre as 6h e as 8h da manhã, dependendo dos treinos agendados. Como trabalho por agenda vai sempre dependendo das marcações mas, por norma, não foge a esta regra. O pequeno-almoço é sempre a prioridade do início do meu dia, e siga dar treininhos, até à hora de almoço, hora a que costumo treinar, pois costumo ter a agenda sempre muito cheia e, de seguida, volto a dar treinos até por volta das 20h/21h.
Como é o teu estilo de treino semanal?
Estou a treinar 6 vezes por semana, de Segunda a Sábado, normalmente treino de musculação subdividido por grupos musculares, em paralelo com alguns circuitos metabólicos, que são circuitos otimizados em que se tenta gastar o máximo de calorias em curtos períodos de tempo, por exemplo: em 10 minutos tenho de fazer o máximo de rondas que conseguir de um conjunto de 3 exercícios (50 saltos a corda, 15 jumping box, 10 agachamentos frontais)

Os meus treinos duram entre 45 a 60 minutos, poucas pausas é bastante rentável para o meu objetivo. Treino no ginásio onde sou Personal Trainer, o Kalorias.
Quais são os teus hábitos alimentares?
Sou seguida por uma nutricionista já há uns aninhos, numa fase inicial de uma forma mais efetiva, neste momento, só para realizar ajustes e definir novos objetivos. A minha alimentação é naturalmente cuidada, apesar de eu ter gostos peculiares em relação a alimentação, pois há imensa coisa que não gosto. Normalmente, de manhã, os ovos mexidos ou escalfados não faltam, ou manteiga de amendoim e banana. De manhã reforço um pouco mais os hidratos, no pré-treino. Almoço por volta das 13h, sempre carnes brancas ou peixinho, assim como à noite, mas acrescento a sopinha, sem a qual não consigo passar.

Quando estava em fase de aumento de peso, os lanches também eram muito idênticos ao almoço ou jantar em porções menores. Neste momento são idênticos ao pequeno-almoço ou alterno com snacks da Gold Nutrition, marca com que trabalho em parceria, que são deliciosos. Não tenho cheat day, escolho apenas algo que me apetece ao sábado ou ao domingo e dou essa benesse ao corpo ( exemplo pipocas a ver um bom filme 😋 ). A única suplementação que faço são os BCAA’s durante o treino, fora isso tento repor tudo através da alimentação.
Que influência tem o treino na tua vida?
Treinar faz parte da minha rotina diária. O ser humano não foi feito para ser inerte. Tal como tomamos banho todos os dias e isso é um hábito para nós, treinar também o deve ser, pela saúde, deve ser tomado como uma prioridade. Sou Personal Trainer, e como tal sou cobaia de mim mesma, e tenho de ser o exemplo para os meus atletas.

Ao treinarmos libertamos serotonina, que só por si já nos dá uma óptima predisposição para o nosso dia-a-dia. E há que saber transpor o treino para o nosso dia-a-dia, o treino é um desafio, e um conjunto de obstáculos que ultrapassamos, se o fazemos ali e temos garra para ultrapassar, então seremos melhores lutadores no nosso dia-a-dia. O treino é um ensinamento para a vida.
Que música ouves enquanto treinas?
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Como qualquer ser humano já errei, já me arrependi de decisões tomadas, mas penso que não mudaria o passado. Acho que o que aprendemos é muito mais valioso. O quanto crescemos pela admissão do erro, pela superação do mesmo, é a essência da vida.
Algum conselho para quem esteja a começar?
O ser humano procura naturalmente a facilidade, mas o sucesso está muito para além da facilidade, e cada um de nós deve numa fase inicial visualizar os nossos objetivos, numa segunda fase aceitar a dificuldade e traçar um caminho, numa terceira fase, já lá estamos dentro e agora é tudo pela disciplina e entrega.

A motivação não pode em momento algum ser extrínseca. “Vou ficar magra porque a Maria disse que estava com uns quilinhos a mais”, está errado e passado uns meses o mais certo é a desistência. A motivação tem de ser intrínseca, “Eu vou ser melhor por mim, porque eu quero” e aí todos os dias vamos deixar a mala pronta e não dar hipótese de dizer que hoje não dá, o caminho está traçado e ninguém nos dá corda aos sapatos, temos de ser nós a investir no nosso corpo.

O corpo faz aquilo que o nosso cérebro manda, por mais que custe, por mais que doa, por isso trata-se de criar uma mente forte e saudável, e isto é um transfer para a vida, consistência é atitude.
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Treino de perna
Desporto/Modalidade
Surf e Yoga
Exercício
Clean and Press
Snack saudável
Barras Proteicas
Suplemento
BCAA’s
Cheat Meal
Bacalhau à Brás da Avó 👵
Alguma coisa que queiras promover?
Sou muito grata a todos os clientes que confiam no meu trabalho diariamente. Apesar de ser jovem na área ainda, foram dois anos muito produtivos em que fui considerada Personal Trainer a nível nacional na cadeia Kalorias, e só o devo aos meus atletas, que hoje me distribuem sorrisos de gratidão, tenho o coração cheio. Se quiseres dar uma vista de olhos no meu instagram: @pt_ines_afonso ♥️
Partilha esta entrevista
Mais entrevistas 👇
16 de M04, 19
André Silva
Criado numa família de desportistas, desde cedo começou a praticar exercício. A sua paixão pelo desporto motivou-o a seguir uma carreira na área. Atualmente é Personal Trainer, e…
12 de M02, 19
Maggy Santos
Adora correr e é hiperativa por natureza. Já fez 3 meias maratonas e vai a caminho da quarta. É autora do blog Operação o ano inteiro. Tem 26 anos e é de Lisboa.
5 de M02, 19
Miguel Ruão
Treinar para ele está no topo das prioridades. É Economista e General Manager num grupo financeiro de capital estrangeiro e tem como hobbies viajar, surf, praia e cinema.
Recebe em primeiro lugar entrevistas como esta com Mariana Passos.
Recebe em primeiro lugar as novas entrevistas e novidades.
Inscreve-me