Não como carne vermelha, além de a digerir mal, não gosto propriamente do sabor nem sou fã das suas propriedades nutricionais. Nunca mais voltei a comer carne vermelha, depois da minha anorexia e há uma forte probabilidade de nunca mais voltar a comer, até por outras razões que não as minhas preocupações físicas. Doseio os hidratos de carbono e opto pelos integrais, não como NUNCA hambúrgueres e francesinhas, evito o fast food e os fritos mas, como é óbvio, não sou de ferro, cometo os meus pecados e na verdade comermos um frito, uma comida mais pesada, um doce (ou vários), de vez em quando, só é bom para a nossa saúde mental.
Creio que podemos sempre melhorar, por exemplo, se for ao starbucks, pedir com leite magro e sem natas, quando nos apetece chocolate, comer 3 quadradinhos em vez da tablete inteira ou tentar até optar por um chocolate mais “saudável”, e por mais saudável quero apenas dizer com propriedades nutricionais menos prejudiciais (menos açúcar, etc), evitar misturar duas fontes de hidratos de carbono numa refeição e abusar nos vegetais e na proteína. Não precisamos ser radicais, apenas moderados.
- 9h - Papas de oatmeal c/whey de brownie e sementes de linhaça/sésamo ou um pão de cereais com fiambre de perú ou com queijo light.
- 11h - um iogurte skyr c/uma peça de fruta ou apenas uma das opções ou uma barra proteica 0%.
- 13h - Carne branca ou peixe ou ovos/atum com salada e/ou vegetais, tenho dias em que como hidratos e outros não.
- 16h/17h - Uma barra proteica ou quark com whey ou com oatmeal ou um skyr, se a fome for muita posso comer um pão de cereais ou uma fatia de pão de cereais ou centeio com queijo light ou fiambre de perú, uma peça de fruta como complemento em algumas das opções.
- 18h/19h - Por vezes como uma barrinha zero da Prozis ou uma fruta ou um iogurte skyr antes do treino.
- 21H/22h - Jantar, o mesmo registo do que o almoço.
- 24h - Por vezes como uma gelatina 0%, um skyr ou algum dos snack acima mencionados (exceto o pão), se tiver fome, antes de me deitar.
A nível de suplementação tomo B-complex ou vitamina B-12, Colagénio em cápsulas, L-carnitina antes dos treinos, Bcaas, Whey isolada nas alturas de maior desgaste. Comecei a experimentar tomar arginina em vez de L-carnitina em alguns dos meus treinos e gostei do resultado. Em alguns períodos tomo CLA, mas sou sincera, tomo CLA porque sinto que o meu sistema imunológico fica muito melhor e reforçado, em comparação com os períodos em que não estou a tomar o CLA.
Não tenho um cheat day, faço batota quando o meu corpo o pede, porque privei-o dos pequenos prazeres da vida demasiado tempo, para continuar a privá-lo mais tempo, no entanto, tento sempre manter o equilíbrio e se abusar hoje, amanhã faço melhor, se comer demais nesta refeição, faço mais cardio e equilibro a refeição seguinte. O equilíbrio é a chave.