14 de May, 2020
Telmo Crisóstomo
Telmo é Economista e tem 34 anos. O seu desporto favorito é o futebol e desde que se lembra é viciado em exercício físico.
Natural de
Fundão
Idade
34
Altura
1,85 m
Peso
79 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Desde pequeno que pratico desporto. Comecei com 7 anos a jogar futebol e cheguei ao escalão nacional. Quando entrei para a Universidade os meus planos mudaram e não consegui voltar a treinar/jogar, mas imediatamente senti falta de exercício físico e decidi inscrever-me num ginásio. Ganhei o gosto e desde então nunca mais parei.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
O ginásio serve para mim quase como uma terapia, basta não treinar uns dias seguidos por alguma razão profissional ou pessoal e sinto-me logo meio depressivo. Claro que com isso vieram os resultados e é óbvio que quando me olho ao espelho sinto algum orgulho no meu percurso.
Como é um dia típico para ti?
Como Economista (e como sortudo porque felizmente tenho trabalho), passo a maior parte do meu dia a trabalhar no escritório, contudo o treino no final do dia é sagrado. Mesmo depois de um dia stressante, em que por vezes não há vontade, teimo em ir treinar e depois de começar o treino sinto logo que foi a melhor opção. Quando chego a casa o stress do trabalho desapareceu e estou pronto para uma boa refeição, ver uma série e deitar-me relativamente cedo, pois como se diz na gíria, deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer.
Como é o teu estilo de treino semanal?
Treino 3 a 4 vezes por semana, pois o corpo precisa de descanso para recuperar e só assim temos resultados. Os meus treinos no ginásio duram em média uma hora mas são muito intensos (o meu descanso entre séries é a fazer abdominal).
  1. Peito e biceps
  2. Pernas e ombros
  3. Costas e triceps
Quanto às repetições, depende do objetivo que pretendo alcançar. Posso dizer que se quiser secar faço mais repetições e se quiser aumentar faço menos repetições com mais peso. Uma boa dica para secar e que costumo aplicar é no final do treino de ginásio esquecer a passadeira e vir correr para a rua.
Quais são os teus hábitos alimentares?
Para ser sincero nunca tive muito cuidado com a alimentação, mas também não sou adepto de doces, portanto nisso sou um sortudo. O pequeno almoço para mim é a refeição mais importante do dia e não passa sem uma boa mistura de aveia com iogurte skyr, canela e bagas de goji. A suplementação também é importante, mas apenas tomo no final do treino, única e exclusivamente.
Que influência tem o treino na tua vida?
Tal como referi, e quem começar a treinar vai entender, o treino tornou-se uma necessidade não só física mas também psicológica. Portanto, posso dizer que não só faz bem ao corpo mas também à mente. Certamente que quem treina por gosto e não por obrigação vai sentir o mesmo. É um vício mesmo!!
Que música ouves enquanto treinas?
Ainda sou daqueles que não consigo treinar com uns phones nos ouvidos (talvez por o meu treino ser demasiado intenso e não dar sequer tempo para andar a colocar os phones bem ou a escolher a música adequada), portanto limito-me a ouvir a música que passa no ginásio. Mas posso dizer que mal me lembro das músicas que passam. Focus is the key.
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Sim, talvez tivesse começado os meus treinos de uma forma mais consistente e com algum cuidado na alimentação e suplementação.
Algum conselho para quem esteja a começar?
Se for para começar que comece por iniciativa própria porque são raros os casos de pessoas que conheço que começaram a treinar por convite de um amigo e que foram até lá socializar um pouco mas depois desistem sempre. Agora se começaram por iniciativa própria é manter o foco, pois os resultados vão aparecer (não num período de um ou dois anos de certeza, mas se formos persistentes isso vai acontecer). Podem sempre acompanhar a minha página de Instagram para seguir alguns conselhos que vou colocando.
Se só pudesses escolher um qual seria?
Treino
Musculação
Desporto/Modalidade
Futebol
Exercício
Treino de peito
Snack saudável
Fruta
Suplemento
100% whey da Optimum Nutrition
Cheat Meal
Sushi 🍣 ou pizza 🍕
Alguma coisa que queiras promover?
Em primeiro lugar, não sou uma pessoa de expor a minha vida pessoal em redes sociais. Mas vou partilhando trabalhos, parcerias e/ou dicas que acho que podem ajudar/motivar alguém. Podem seguir-me no Instagram em @telmocrisostomo.
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Tem 30 anos e é Personal Trainer. Diariamente inspira os seus alunos a praticarem mais exercício no seu estúdio Muscle Up Studio e nas redes sociais, onde partilha muitos treinos.
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