Treinar nunca foi tão fácil! Descobre mais de 100 espaços fitness com o Gymious.Ver mais.
15 de Fevereiro, 2022
Vanessa Sousa
Sou a Vanessa de Sousa tenho 28 anos e sou apaixonada pela área do fitness. Tenho um grande bichinho pelas aulas de grupo que foi como iniciei o meu percurso no mundo do fitness.
Natural de
Aveiro
Idade
28
Altura
1,70 m
Peso
62 kg
Quando é que começaste a ter cuidado com a tua forma física e o que te levou a começar a treinar?
Desde pequena sempre pratiquei desportos como atletismo, natação entre outros, mas sempre no ambiente de desporto escolar. Quando cheguei ao 10º ano teria de escolher a área para progredir nos estudos e o primeiro pensamento foi porque não seguir Desporto? Assim foi, no meu 10ºano tirei o Curso Tecnológico de Desporto e após a conclusão do Secundário continuei os estudos na área do desporto com o Curso de Educação Física na Universidade-Trás-os-Montes e Alto-Douro (UTAD). Terminei o percurso académico com a Pós-graduação em Ciências do Desporto-Atividades de Academia. Comecei a treinar no meu segundo ano de licenciatura e desta forma começar a preparar-me para o futuro profissional.
E atualmente, o que te motiva a treinar?
Atualmente treino, primeiro porque gosto e realmente já faz parte de mim. Segundo sendo profissional na área pretendo ser um exemplo a seguir, uma motivação e como tal há que dar sempre o primeiro passo. Eu, como toda a gente comecei devagarinho, a crescer aos poucos. A primeira modalidade que iniciei no mundo do trabalho foi o BODYPUMP, foi um grande desafio começar a lecionar aulas de grupos, pois sempre fui uma pessoa muito tímida. A minha evolução neste ramo devesse a toda a ajuda por parte dos meus clientes e colegas de trabalho, pela persistência, motivação que todos os dias me davam ao estarem sempre comigo. Além disso sou uma pessoa perfecionista , que gosto de fazer as coisas o mais perfeitas possíveis e não me contento com o básico. Há sempre algo a melhorar então é sempre esse o caminho e o objetivo a alcançar!
Como é um dia típico para ti?
O meu dia quando trabalhava a tempo inteiro no ginásio: O meu dia por vezes inicia bem cedo com sessão de PT às 7h, ou seja acordar pelas 6h20, vestir, caminhar até ao ginásio e lá sim sentar e tomar o pequeno-almoço que já levo preparado. Antes de iniciar o trabalho o sagrado café e assim começa a maratona de mais um dia. Após algumas sessões de PT pela parte da manhã, também conjugo com algumas aulas de grupo. Posto isto, repor energias e almoçar, após o almoço sendo a hora mais livre aproveito e faço o meu treino na sala de musculação. Durante a tarde preparo as aulas para o dia e a partir das 18h até as 21h estou sempre ocupada com aulas de grupo. Após terminar o dia de trabalho é hora de regressar a casa, banho, cozinhar, rever se está tudo preparado para o próximo dia que se avizinha e tudo isto termina no mínimo às 23h. Ao fim da noite gosto de relaxar e ver um filme ou série e o meu dia acabará às 00h.
O meu dia atualmente: Acordo às 8h, visto-me em 5min, pois já preparo tudo no dia anterior para poder dormir o máximo possível. Tomo o pequeno almofaço, faço uma viagem de 30min até chegar à empresa YOURFIT PROGRAMS. Após chegar à empresa até à hora de almoço é trabalho de secretaria. Utilizo a hora de almoço para treinar ou para dar PT online. Regresso ao trabalho as 14h até às 18h. Ás 18h30 começa a maratona das aulas de grupo. Dou duas aulas e no fim das mesmas, faço PT presencial. Isto faz com que o dia termine as 21h30, chegando a casa após as 22h. Ao chegar a casa, banho, jantar e relaxar para em poucas horas o despertador voltar a tocar.
Como é o teu estilo de treino semanal?
Tento treinar todos os dias musculação. Concilio sempre os treinos com as modalidades que dou nesse mesmo dia. Segunda-Feira em geral é dia de upper body (Costas/bícep ; Peito/Trícep ou Ombros). Terça-feira usem geral leg day, pois não dou nenhuma aula de grupo logo permite-me puxar um pouco mais no treino. Quarta-feira volto ao dia de upper body (Peito/Trícep), pois dou duas aulas que requerem bastante das pernas e para poder dar o meu melhor nas aulas Quinta-feira mais um dia de upper body (Ombros) ou descanso. Sexta-feira regressava ao treino de perna. Caso me troquem o horário de aulas de grupo eu troco a sequência dos treinos, para tentar optimizar ao máximo tanto o treino como a aula. Costumo treinar no Fitness UP de Famalicão. O meu treino não requer sempre nem dos mesmos exercícios nem das mesmas repetições/séries , vou mundando os estímulos e adequando o treino ao meu objetivo ou até mesmo ao cansaço a que me encontro.
Quais são os teus hábitos alimentares?
A nível de alimentação não faço grandes restrições, evito sempre fritos, salgados e doces. Mas essa limitação acaba por não ser restrição, pois a minha alimentação equilibrada e saúdavel acaba por ser um hábito e não um sacrifício. Pequeno almoço- aveia com proteína, banana e canela Meio da manhã - bolachas de arroz com queijo. Almoço - variado (proteína quase sempre frango/perú/atum, hidratos, salada e sopa) Lanche - bolachas de arroz com manteiga de amendoim, iogurte Skyr, fruta, barras proteicas Jantar - variado como o almoço. Seia - tenho sempre fome antes de dormir e por isso utilizo sempre as bolachas de arroz ou bolachas marinheiras para matar o bicho. Não tenho dia para cheat day, realmente se me apetece algum doce (gelado) como sem qualquer restrição, mas tento não o fazer com regularidade e mantenho sempre a minha alimentação equilibrada. A nível de suplementação tomo proteína quando não me esqueço (que é o que acontece quase sempre).
Que influência tem o treino na tua vida?
O treino realmente é um factor fundamental para o meu bem-estar, para aplicar o meu conhecimento, para estar no meu “mundo”. Só há vantagens em ter criado o treino como um factor importante na minha vida, conheces pessoas, socializas com pessoas diferentes que se interessam pelo mesmo que tu. O treino também me deu uma confiança diferente como mulher, mostra atitude, força, segurança na sua postura! Basicamente o treino e tudo o que envolve treinar/saúde é a minha vida.
Se soubesses o que sabes hoje, terias feito alguma coisa diferente?
Se soubesse o que sei hoje tinha começado a treinar mais cedo.
Algum conselho para quem esteja a começar?
O meu conselho é se alguém pretende começar a treinar e não gosta o primeiro passo é criar uma boa ligação com o ginásio, criar empatia com os professores. Assim a pessoa irá dirigir se ao ginásio como um pensamento positivo e não logo associá-lo a algo negativo. Aos poucos irá vendo resultados e irá querer manter este estilo de vida e passará a gostar realmente da sua nova rotina.
O melhor para nos mantermos motivados é termos pessoas à nossa volta que vejam que é possível e que acreditem nas nossas capacidades. Por isso rodeia-te de quem te faz bem, rodeia-te de boas energias! Muito se diz que juntos somos sempre mais fortes, a realidade é que somos mesmo. Crescemos uns com os outros, por isso não faças esta caminhada sozinho! Podes ir sozinho para esta nova rotina mas tenho a certeza que sairás dela bem acompanhado de profissionais que se tornarão teus amigos.
Tem 25 anos, é de Viseu e vive no Porto. Tem um mestrado em Multimédia, mas foi na área do Exercício Físico que complementou a formação. Atuamente trabalha como Personal Trainer e…
Personal Trainer de 29 anos, natural do Barreiro, fundador do HAP Fitness Studio, um estúdio de treino personalizado. Gosta de praia, mar, cinema e ver filmes e séries.
📬️ Recebe novas entrevistas no teu e-mail
Recebe em primeiro lugar entrevistas como esta com
Ricardo Stoffel.
Recebe em primeiro lugar as novas entrevistas e novidades.